quarta-feira, 25 de março de 2009

O 1º CAMPEÃO BRASILEIRO DE VERDADE



O Esporte Clube Bahia, em conjunto com outros 5 clubes (Palmeiras, Santos, Fluminense, Cruzeiro e Botafogo), estão lutando pelo reconhecimento, junto à CBF, dos títulos conquistados da Taça Brasil e da Taça Roberto Gomes Pedrosa, disputadas de 1959 a 1970.


Os clubes elaboraram um Dossiê, que será entregue à CBF, à FIFA e à CONMEBOL, com detalhes e informações que comprovam que os torneios foram criados com a intenção de apontar o campeão brasileiro, já que na época só existiam competições estaduais.

O Presidente Marcelo Guimarães Filho marcou sua presença na cerimônia de lançamento do Dossiê - Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959. A CBF deverá se pronunciar em breve...

A TAÇA BRASIL

No país não existia nenhuma competição nacional de clubes, existiam apenas os campeonatos estaduais e o campeonato brasileiro de seleções (de cada estado).

Em 1958, após a conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, João Havelange (presidente da CBD - Confederação Brasileira de Desportos - na época) ficou encarregado de organizar uma competição entre os clubes da América do Sul para indicar o time que disputaria, com o vencedor europeu, o título de Campeão Mundial de Clubes.

Diante das circunstâncias, João Havelange se viu obrigado a criar um torneio que apontasse o representante brasileiro que iria disputar a competição sulamericana. Em, 1959 foi disputada a 1ª TAÇA BRASIL e o Esporte Clube Bahia foi o primeiro vencedor e, consequentemente, o 1º clube brasileiro a disputar uma Taça Libertadores da América.

Confira os campeões

TAÇA BRASIL
1959 - Bahia
1960 - Palmeiras
1961 - Santos
1962 - Santos
1963 - Santos
1964 - Santos
1965 - Santos
1966 - Cruzeiro
1967 - Palmeiras
1968 - Botafogo

ROBERTÃO (Torneio Roberto Gomes Pedrosa)
1967 - Palmeiras
1968 - Santos
1969 - Palmeiras
1970 - Fluminense

4 comentários:

Vinícius disse...

Justo e merecido. Acho mesmo que esses times merecem, inclusive o Bahia, o reconhecimento desses títulos. Afinal de contas, na ocasião, a taça brasil e o robertão erão os verdadeiros campeonatos nacionais.

Anônimo disse...

independente do reconhecimento da cbf, todos sabem que somos b-brasileiro.

Anônimo disse...

Se o flamerda estivesse envolvido, Ricardo Teixeira já teria solucionado o problema, e a globo também faria milhares de matérias e campanhas no globo esporte nacional.

Anônimo disse...

é mesmo bitencourt.