segunda-feira, 4 de maio de 2009

INSENSATEZ É IGUAL AO TIRO NO PÉ



A cada fim, existe um recomeço, pode ser que este recomeço seja pífio, seja fogo de palha, como também seja muito produtivo. Desta forma inicio minhas palavras, pois acredito e sempre acreditei no homem, em sua natureza que faz renascer das cinzas um belo exemplo.

Deve-se chorar, lamentar ou maldizer da sorte? Não. Deve-se perceber que não fomos os melhores em nada, pois se verificarmos os números do Campeonato Baiano, NÃO fomos a melhor defesa, NÃO fomos o melhor ataque e NÃO tivemos o artilheiro do certame. A única CONSTATAÇÃO positiva (e até o momento IMBATÍVEL) foi o AMOR desta torcida apaixonada, destemida e incomparável.

Nada de chutar aleijado, tampouco ficar perplexo sem ficar fazendo nada. Através de palavras constroem-se textos, livros, formam-se ideologias e congregam muitos em um só pensamento. Em sendo assim, o motivo deste alerta parte da página principal do site oficial do nosso amado time, o Bahia. Como se pode ver uma fotografia tirada do time no último jogo do Pituaço, onde se tem nossa bandeira colocada do modo invertido ou foi confeccionada olhando para o espelho (vide foto).

Certamente a torcida é um dos maiores trunfos deste nosso time, contudo no Jardim das Margaridas nem tudo são flores. A destemperança tomou lugar ao equilíbrio necessário nos momentos decisivos e faço mais uma CONSTATAÇÃO: deixamos de ser um time de chegada, um time que lutava até o ultimo apito do juiz. A mística de ser um vencedor tomou lugar ao um não sei o que, no linguajar popular um P....Tonta’ (nada a ver com o partido político). Sem rumo, sem prumo e sem qualquer esperança de que esteja planejando um futuro melhor.

Voltando a falar de números, isso eu posso entender, pois sou professor de física e já fui de matemática, dois terços (2/3) das competições que o Bahia participou já foram para o saco, digo cucuias. Dizer agora que isto era só preparação para o retorno a série A, me poupe, me bata um abacate com leite Ninho... só engana quem quer ser enganado. Com esse time prefiro ficar onde estou, dando graças a Deus que nada de mal nos aconteça.

Outro fato negativo é a insensatez com as divisões de base. Delas sairão os novos craques, ídolos e mesmo assim as toupeiras administrativas não se dão conta disso, relevam ao plano secundário, terciário ou qualquer outro menos importante. O prejuízo é imediato, pois sempre temos um time formado para um campeonato, sem comprometimento, sem história, simplesmente um bando, quiçá mercenários.

Há tempos que a torcida não tem um ídolo, não tem uma referencia ou um conjunto que jogue para o time. E conforme a musica “até quando esperar, até quando... ” E por sinal, não vou dançar esta música, vou traçar meu caminho, pois sou dono dos meus pés, de minhas dívidas e dúvidas.

Prof. Carlos Oliveira Junior, empresário, sócio patrimonial e ex-conselheiro.
Leitor do SEMPRE BAHIA

ATENÇÃO TORCIDA TRICOLOR,
O Site SEMPRE BAHIA tem este espaço para sua participação. A Coluna FALA BAHIA é democrática, onde todas as correntes de pensamento poderão opinar, desde que não existam ofensas pessoais e haja um mínimo de respeito e decência nas entrelinhas, além de ser um texto interessante, é claro!

Vamos lá, estamos aguardando seu texto, mande pra gente no endereço semprebahia@semprebahia.com e escreva no corpo da mensagem: "Autorizo a publicação desse texto na Coluna Fala Bahia do site SEMPREBAHIA.COM". O texto deve ter, no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaço) e estará sujeito à nossa edição.

9 comentários:

Anônimo disse...

Em poucas palavras:

Foi o melhor texto que li até agora.
Muito lúcido e preciso.
Nada mais a declarar.

Anônimo disse...

Belo texto.

Agora eu pergunto, o que fazer na prática?.

Derrubar a diretoria atual?.

Como?. Se ainda tem torcedor que pensa que politica é para ser feito dentro do clube, e por incrível que pareça ele não quer participar desta voz de discordância. Acha que isso é problema dos outros e não o dêle, que basta ir ao estadio e torcer, e caso perca reclamar.

Não ir ao estádio e deixar o que mais amamos no futebol que é o nosso clube olhando o vazio?.

Será que o Bahia é o único clube grande que passa por essas dificuldades? E observe que os grandes do sul tem toda uma mídia nacional a seu lado para levantá-lo, que não é o nosso caso que a imprensa local só faz jogar o nosso ego para baixo, basta perder um jogo, quando ganha não fez mais do que a sua obrigação.

Precisamos professor de pessoas cultas como o senhor participando mais da vida e decisões do clube.

Precisamos e necessitamos urgente quebrar paradigmas e pensamentos atrazados dentro e pricipalmente fora do clube.

Saudações tricolores,

Paulo Sérgio

Berg disse...

Não sou advogado dos atuais dirigentes do ECBahia mas acho que o comentário aqui postado pelo amigo tricolor não está levando em consideração que em 120 dias não é possível se resolver todo o estrago feito em 07 anos.Repito aquela frase que um conhecido apresentador de tv gosta de falar"não existe decepção e sim excesso de expectativa",todas essas virtudes que eram característica do nosso clube foram construidas apartir 1931 ano da fundação do clube ou seja são 78 anos.Vejo nesse time sim a garra da qual falou o amigo tricolor lhe falta a pitada de talento essa sim temos que cobrar urgentemnete dessa diretoria p/que esse ano não fiquemos novamente no "quase".Por incrível que possa parecer veio do nosso maior rival um cidadão que acredita que possa soerguer a imagem a força do nosso clube e a sua própria imagem ambas desgastadas no cenário do futebol brasileiro,se ele que foi inimigo no passado acredita eu também "acredito".

Hildato Reis disse...

É dificil, muito dificil mesmo, voce assumir uma entidade que está na lama, sem dinheiro, sem crédito e, no dia seguinte, já dar frutos. Temos que fazer a devida limpeza, arrumar a casa, contratar profissionais adequados. É muito dificil. Eu acho que devemos estar atento e as cobranças não podem parar, mas não se pode negar que hoje temos um Bahia diferente. O centro de treinamento do Bahia esta totalmente reformado, os salarios em atrasos estão sendo regularizados. Não sei como estão as causas trabalhistas, mas não acho que a administração esteja parada como era antes. O professor, mas que ninguem, pode expor sua opinião, até porque já foi conselheiro. Desculpem se estou errado, mas não se pode fazer tudo de uma vez só, principalmente, da forma como o clube se encontrava. É lógico que assim como a maioria dos torcedores também estou com a pulga atrás da orelha. A cobrança é válida, mas devemos ter um pouco de paciencia. Não acredito que o Bahia não esteja correndo atrás de novas (e boas) contratações, assim como está tentando um grande parceiro, um grande patrocinador.
É muito dificil confiar no Paulo Carneiro por saber o que ele representa (ou representou) para o time da pocilga. Jamais pensaria num torcedor do time do lixo participando da administração e planejamento do Bahia, mas estou apostando no seu profissionalismo e espero que no final do brasileiro sejamos premiados com a volta a serie A.

Bitencourt disse...

As coisas não são tão difícieis assim. Mas por que tanta burrice administrativa? Por que tanta insistência num sistema já ultrapassado?

Veja o SPORT: 3 anos com a mesma base de jogadores. Por que não copiar o que é bom do inimigo? Não é assim que as grandes coorporações fazem com seus concorrentes?

Veja o FORTALEZA: mais de 50% dos jogadores vieram da Divisão de base. Fortíssimo candidato para série A em 2010.

Não tem jeito...enquanto não houver ALTERNÂNCIA DE PODER vamos CONTINUAR morrendo na praia dos cameponatos.

Confesso também que estou confiante na série B...acho Galo muito profissional e equilibrado. O que precisamos não é de técnico, e sim de um ídolo, Um Bobô ou um Charles, ou um Baiaco, ou um Douglas...

Anônimo disse...

Vou dá um ponto positivo para diretoria por optar pela permanência de gallo. Não vai solucionar todos os problemas do clube mas foi uma decisão satisfatória não é?

Anônimo disse...

Não adianta, a saída é a ALTERNÂNCIA DE PODER. É alternando que se dá um novo suspiro e acelera o desenvolvimento de uma instituição, reanima os movimentos administrativos. E nada melhor do que a nação tricolor REGULAR este poder(DEMOCRACIA).
Com o voto direto o povo é sempre o termômetro do gestor. Quando o torcedor esfriar o presidente sempre tará que dá seus pulos, senão, em três anos, cai rapidinho.

Anônimo disse...

BERG,
ESTA DIRETORIA NÃO TEM SÓ 120 DIAS.
LEMBRE-SE QUE MARCELO GUIMARÃES FOI PRESIDENTE POR VÁRIOS ANOS, INDICOU DEPOIS O PETRÔNIO, E AGORA O FILHO.
PORTANTO NÃO CABE DIZER QUE TUDO ISSO AI É NOVO. DE FATO NÃO É. É SIM UMA CONTINUIDADE, QUE DEVERÁ TER AÇÕES QUE FAÇA O TORCEDOR ACREDITAR QUE ALGO PODE SER MUDADO.
ATÉ AGORA, NADA .

PAULO SÉRGIO,
VOU SER CLARO.
SOU TORCEDOR, GOSTO DE FUTEBOL, E TENHO ISSO COMO LAZER, PRAZER DE VER FUTEBOL EPRONTO.
TENHO O DIREITO DE NÃO PARTICIPAR DA POLITICA DO CLUBE. EU TENHO MUITAS OBRIGAÇÕES E TOMAM MEU TEMPO, PRECISO DE SOBREVIVER. NOS MEUS MOMENTOS DE LZER CABE O FUTEBOL. SE VOCÊ TEM COMO DEDICAR SUA VIDA AO FUTEBOL, TEM TEMPO E GOSTA, ÓTIMO PRA VOCÊ.

EUCLIDES,
EM NÃO QUERER SER POLITICO, NÃO QUIZ DIZER QUE NÃO SOU POLITICO. NÃO QUERO É PARTICIPAR, ATÉ PELOS MOTIVOS ALEGADOS, É DA POLITICA DO CLUBE.
ENQUANTO CIDADÃO, EXERCO TUDO DA MELHOR FORMA QUE POSSO.

MUITO GRATO A VOCÊS.

CARLOS NEVES

gabriel disse...

acho que o grande problema do bahia é estar se apequenando. nao digo em relaçao a seu patrimonio fisico, mas psicologico. o time ha muito tempo nao faz campanha de destaque e se desacostumou a liderar. quando isso acontece, meio que tornou-se um fardo pesado demais para se carregar e o time começa a descarrilhar.