sábado, 25 de abril de 2009

BA x VI - O início da rivalidade



Já que o assunto do momento é a grande final do Baianão 2009 entre BAHIA e VITÓRIA, o SEMPRE BAHIA resolveu resgatar um pouco da história do grande clássico que será contada em algumas matérias especiais... A primeira delas, contará como começou essa enorme rivalidade, que mexe com toda a população baiana. Confira:

A rivalidade entre Bahia e Vitória foi sendo construída ao longo de muitos anos de disputas, brigas e intrigas. Além das partidas de futebol empolgantes e das decisões de títulos memoráveis, os incidentes envolvendo as diretorias dos dois clubes sempre contribuiram para apimentar essa famosa rivalidade.

O primeiro incidente de que se tem notícia foi o chamado "Roubo de Raul". No início da década de 30, o Vitória conseguiu tirar do Bahia o seu maior jogador da época, o atacante e artilheiro RAUL, autor do primeiro gol em BAxVI's e detentor de muita técnica. Além dele, migraram para o rubro-negro os jogadores Alex, Célio e diversos jogadores do time de aspirantes do tricolor (antes chamado de 2º quadro).


Foto: jogador RAUL


No dia 17 de março de 1933, o Jornal O Imparcial apresentava em suas páginas os primeiros indícios dessa crise da seguinte forma:



"O Epílogo do caso Bahia x Vitória - Raul deixa definitivamente o foot-ballÉ um caso que está empolgando os nossos círculos esportivos o da transferência de Raul, do S.C.Bahia para o Vitória. Em torno dessa questão vários foram os incidentes surgidos. A diretoria do tricolor resolveu negar o passe do seu valoroso player, bem como dos diversos elementos do seu 2º quadro que se queriam inscrever pelo rubro-negro. Daí uma série de boatos de incidentes diplomáticos entre as diretorias dos dois grêmios interessados no caso..."

Conforme notícia mostrada acima, em virtude desse incidente, o jovem atacante Raul chegou a anunciar que abandonaria o futebol, decisão esta que não aconteceu para o bem do futebol baiano.

Para a atual geração de torcedores, essa história tem muita semelhança com um fato ocorrido na década de 1990. O coordenador das divisões de bases do Bahia, Newton Mota abandonou o clube e foi para o Vitória, levando consigo diversos jogadores das categorias de base que pertenciam ao Bahia.

16 comentários:

Leonardo Almeida disse...

Conhecer a história do passado é imprecindível para viver o presente, pensando no futuro.
A histórica disputa do Bahia e vitória é um marco no futebol baiano e as glórias do Bahia são inesquecíveis.

Um abraço e parabéns pelo trabalho.

P.s: to seguindo agora o seu blog. Espero poder firmar essa parceria de sucesso com muitas notícias gloriosas do bahia.

Bernardo Cortizo disse...

Euclides, Pedro e cia. O Sempre Bahia esta cada vez melhor, Sempre com conteudo de qualiade e informação de credibilidade, parabéns pelo belo trabalho, virei seguidor de vocês e ja tenho vocês ali na aba de favoritos, pelo menos uma visita diaria virou obrigação!!
Grande Abraço e vamo que vamo esquadrão!!

Unknown disse...

Parabéns Euclides e Pedro!!!!!! São por esses e outros motivos que o SempreBahia a cada dia aumenta sua representatividade no universo Tricolor!!!!!!!


Parabéns!

Euclides Almeida disse...

Rapaz, a gente fica feliz pra caramba com essas demonstrações de apoio.
Valeu mesmo LEONARDO ALMEIDA, meu amigo BERNARDO SOTERO CORTIZO e nosso Top Comentarista MARCÃO TRICOLOR!

Anônimo disse...

[BA-vi] Haverá gol antológico este ano ???
1979: gol antológico de Fito...
http://www.youtube.com/watch?v=SWdA6KNVGts
1994: 15 anos depois.... Raudinei (camisa 15!!)
http://www.youtube.com/watch?v=4puWEv0YB0M
2009: 15 depois.... ??????????

Bernardo Cortizo disse...

Galera to com um ingresso sobrando pro BAVice de hj, qq coisa me falem pelo 88364413

Anônimo disse...

tomara que leo MERDEIROS nao jogue hj

Anônimo disse...

hahahahahahahahaha

Essa foi boa! Léo MERDEIROS!!!

E o pior é que é verdade, esse cara é uma MERDA mesmo!

Anônimo disse...

tenho que confessar q tou com medo. nao to confiano no bahia pra essa final. tem dez anos q o bahia nao ganha um jogo final pro vice. e com esse time dai eu nao tou botando fe q vamo ser campeao.

Vinícius disse...

Muito massa Euclides...

Bom texto, bom saber do histórico do BAVI que com certeza se confunde com a história do futebol baiano .
E vamos pro estádio hoje com uma certeza: O Bahia vai ganhar esse título pra gente. Inclusive, hoje é meu aniversário e acho que um triunfo hoje seria um belo presente. É o que eu espero.

Um abraço negu

Anônimo disse...

parabens pelo se aniversario mas se eu fosse vc nao ia pra PituAÇO vinicius

o time nao ta inspirando essa confianca toda nao

Vinícius disse...

Sou Bahie em qualquer circunstância e apesar de não estarmos com um time ideal, não acho que estamos piores que o rival... tenho que confiar.

Valeu pelos parabéns
Bora Bahêa!

Vinícius disse...

Euclides... como faço para enviar uma foto para o sempre bahia...

Euclides Almeida disse...

Grande Vinicius, Parabéns!
Voce vai ganhar um presentão hohe: o Bahia vai ganhar de 2 x 0... pode anotar, estou acertando tudo...

Quanto à foto, basta enviar para o e-mail do site: semprebahia@semprebahia.com

Abraço

Unknown disse...

Valeu meu caro Euclides da Cunha obrigado pelo apoio e pelo placar acertado, vc e um rei vamos la VITORIA rsrsrsrs não fique chateado pq essa e a dura realidade, agora fala pra essa gatinha ai que eu quero conhecer ela, ela e fantástica linda meus parabéns, só tem uma coisa, ela precisa sair do itinga e torcer pra o VITORIA ela certamente vai ter muito mais alegria valeu meu rei

Euclides Almeida disse...

Rapaz, vc gosta de mim mesmo, não é? Um dia descubro sua verdadeira identidade... risos!!!

Enquanto não usar palavrões ou ofensas pesadas, jamais tiraremos seu direito de participar, afinal se não tivermos torcedores dUVICE por aqui, não terá muita graça.