segunda-feira, 3 de novembro de 2008

1º CAMPEÃO BRASILEIRO



Escrever sobre o presente do Esporte Clube Bahia está ficando cada vez mais constrangedor... Imaginar o futuro então... dá uma tristeza!!!!
Agora... falar do passado glorioso do Esquadrão de Aço... é bom demais!!!

A Taça Libertadores da América teve sua primeira edição disputada em 1960 e o 1º time brasileiro a disputá-la foi o Esporte Clube Bahia. Esse mérito foi alcançado pelo tricolor baiano graças ao título da 1ª Taça Brasil, competição criada para apontar o melhor time brasileiro, pois antes disso, não existia competição nacional.


Foto do time campeão em 1959 / Fonte: site oficial do Bahia

Apesar da grande importância do feito, a C.B.F. nunca reconheceu nenhum time vencedor desse período (antes de 1971) como campeão brasileiro. Mas, esse grave erro pode estar com os dias contados...
O Santos Futebol Clube (com o apoio de Fluminense, Bahia, Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro) vem realizando um trabalho de pesquisa relativa às competições nacionais disputadas no Brasil de 1959 a 1970. O objetivo é conseguir o reconhecimento da C.B.F. para que os times vencedores sejam considerados campeões brasileiros.

Veja a lista dos campeões:

Taça Brasil

ANO - CAMPEÃO / VICE

1959 - Bahia / Santos * Artilheiro LÉO (Bahia) 08 gols
1960 - Palmeiras / Fortaleza
1961 - Santos / Bahia
1962 - Santos / Botafogo
1963 - Santos / Bahia
1964 - Santos / Flamengo
1965 - Santos / Vasco
1966 - Cruzeiro / Santos
1967 - Palmeiras / Náutico
1968 - Botafogo / Fortaleza

Torneio Roberto Gomes Pedrosa

ANO - CAMPEÃO / VICE
1967 - Palmeiras / Internacional
1968 - Santos / Internacional
1969 - Palmeiras / Cruzeiro
1970 - Fluminense / Palmeiras

12 comentários:

Anônimo disse...

A História do Bahia é incontestável, só que o Bahia de hoje se tornou um time pequeno graças a seu diretoria de merda que vem com suas metástases cuminando o Bahia... será que esses doentes não percebem que grande parte das crianças(com exceção de quem é pai e Bahia de verdade e faz um trabalho de base com seu filhos para que não sigam a tendência do garoto(a) ir torcer para o vice, e que vá crescendo e ver o time que seus pais falam que é O TIME CHEIO DE GLÓRIAS, só passando vergonha, goleadas, motivo de piadas, viramos o vice de toda a sua história de nada de glória.... (CHEGA PORRA) Precisamos voltar a ver o Bahia de muitos anos atrás, pois, estamos nos tornando um timinho....
E acredito na força de uma nação e não vamos ficar falando das nossas glóras que são linda e maravilhosas...Eu mesmo obtive o melhor presente de aniversário da minha vida que foi em 19/02/1989 com o Campeonato Brasileiro de 1988.Hoje tenho uma filha de 03 anos que completa 04 no próximo dia 22, torcedora do Bahia, acompanhou o pai em jogos da 3ª na Fonte Nossa e que desde o início falava que o aniversário seria do BAHIA quando pergunto hoje, como será o aniversário e ela responde..."papai, NÃO QUERO MAIS DO BAHIA...quando pergunto porque filha, ela não rsponde e fica só me olhando....."isso me mata!!Não percebo nenhuma mudança no nosso Bahia, não posso fazer o que tenho vontade que é de mandar esses FDP canalhas da diretoria do Bahia desencarnar mais cedo!

Silvano Rios - Bahia de Coração mesmo!

Anônimo disse...

Euclides, falar do passado é bom demais quando nós presenciamos , falar de uma coisa de que ouvimos falar, se fosse tão bom assim precisaria os clubes ficarem insistindo pra cbf, me economize

Anônimo disse...

O Bahia é, independente da opinião da CBF, o 1º Campeão Brasileiro! Parabéns Euclides, não podemos esquecer do passado nuca.

Euclides Almeida disse...

Silvano Rios,
Voce tem toda razão em estar revoltado, assim como eu e toda a Nação Tricolor: ninguém aguenta mais ser humilhado, queremos reviver os tempos de glória.

Caro Anônimo,
Suas palavras: "Falar do passado é bom demais quando presenciamos"...
Me desculpe, mas o que voce disse é deprimente. Voce não presenciou o fato, mas ainda existem muitas testemunhas vivas dessa época.
E se for assim, ninguém vai relembrar mais que o Brasil foi campeão do Mundo em 58, já faz muito tempo...
O passado compõe o currículo de um clube, só que no Brasil as pessoas não têm memória e não cultuam sua própria história. Só para se ter uma idéia, o Barcelona homenageia seus ídolos até hoje. O ex-atacante Evaristo de Macedo nunca foi esquecido no time espanhol...

Anônimo disse...

Bom ter na memória conquistas passadas no entanto não podemos desanimar pois está perto dos caras sairem e a substituição deles por pessoas que pelo menos se preocupem com o futuro do clube depende muito da opinião pública,ou seja,de nós torcedores tricolores se folgarmos as pressões p/mudança a corja vai continuar mandando.

Tiago Enrique disse...

Pai,
Observo isso a muito tempo: Essa Coluna RECORDAR É VIVER é muito interessante porque mostra o passado do Bahia, as conquistas do clube, etc.
Parabéns pelo Blog, pela Coluna e pelo Post.

Euclides Almeida disse...

Tricolor retado,
Concordo contigo.

Anônimo 2,
É isso aí!

Tiago, meu filho,
A Coluna Recordar é Viver é para mostrar quanta coisa boa o Bahia já conquistou.
Um beijão!

Anônimo disse...

Torcida do Vicetória, morra de inveja. Essa história dá um banho no passado ridículo de voces. Aliás voces falam que só temos passado, mas e voces tem o que? Passado não tem, presente muito menos. risos

Saulo disse...

Só lembrando do passado para se alegrar. Está parecendo com o meu foguinho.

Anônimo disse...

Eu sei lá caro euclides, não me lembro de nada, de uma grande conquista, de um grande time, acho isso tudo uma grande ilusão

Euclides Almeida disse...

Caro Anônimo 3,
Se voce não lembra de nenhuma conquista do Bahia ou está de gozação ou tem apenas 10 anos de idade...

Unknown disse...

Eu quero fazer um comentário sobre juca Kfouri, na véspera do jogo final Bahia e Inter no estádio Beira Rio, Juca Kfouri fez um comentário no ultimo jornal da noite da Rede Globo o mesmo na época era comentarista esportivo e disse que achava impossível o Bahia sair campeão brasileiro e que mudaria de nome se isso acontecesse e que ele passaria a se chamar: Juca Kitifuri Lá ele.