quinta-feira, 12 de junho de 2008

O campeão da Copa do Brasil é do Nordeste!!

Caros amigos torcedores, sei que o momento é de revolta e protesto aqui na Bahia, porém, peço licença para falar de um assunto nacional: a Copa do Brasil...

Acabei de assistir uma partida histórica, em que um time do Nordeste, mais precisamente o SPORT, colocou a mão na taça e, mais que isso, carimbou o passaporte para a LIBERTADORES 2009!!

E nós com isso? Ficamos ICASA assistindo a tudo... babando... vendo um estádio lotado... alegria, vibração e... UM TÍTULO NACIONAL CONQUISTADO!!

Tenho 36 anos e, GRAÇAS A DEUS, vi Bobô, Charles e cia. levantarem a taça de Campeão Brasileiro de 88... mas, fica uma pergunta: ATÉ QUANDO VIVEREMOS DEITADO EM BERÇO ESPLÊNDIDO GRAÇAS A UM TÍTULO QUE COMPLETOU 20 ANOS???

Se por um lado fiquei alegre com a conquista por ser nordestino e estar cansado de ver as "globos e sportvs" da vida babando o ovo do eixo RIO-SÃO PAULO, por outro fiquei doente de raiva de ver meu time sendo DESgovernado por incompetentes e cada vez mais longe de "SPORTS" e "FLUMINENSES" da vida...

Por isso é que, mais que nunca, encho meu peito e grito: DIRETAS JÁ!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Agora o Sport vai tirar onda de bi-campeão brasileiro também...

Pedro Almeida disse...

E não deixa de ser verdade, caro "anônimo"...

Mas, por outro lado, aumenta a força do futebol do nordeste!

Anônimo disse...

Esta conquista do Sport deixa algumas lições óbvias para o Bahia, e outras nem tão óbvias assim:

1. O Sport mostrou atitude, o Corinthians nenhuma. Foi um time satisfeito com o placar de SP. Desde que me entendo por gente time que vai pra empatar PERDE.

2. Nelsinho Batista encontrou uma diretoria comprometida com algo mais que o próprio umbigo, e trouxe uma conquista inédita para o Nordeste. Nem é um técnico excepcional mas mostrou competência, e isso é o mais importante.

3. Nem só de nome e passado vive um time de futebol. O Corinthians apostou em coisa nenhuma para defender este título, que praticamente era seu. Seus tão propalados talentos estiveram ainda mais lentos. Outros nem tão talentosos estiveram desastrosos. Herrera é um caso à parte, é um excepcional.

4. O Sport mostrou que jogando em casa O BICHO TEM DE PEGAR. Jogando fora o problema é dos outros. O Bahia tem de parar de frescura, definir de uma vez por todas onde é sua casa e dizer que alí o bicho pega. Mas ficar brincando de picula com a torcida, quando o campeonato pegar pressão, é receita para o desastre.

5. Mais que atitude, mais que talento, tem de ter raça, tem de ter alma pra ganhar uma decisão. Essa alma existiu no passado mas não tem estado presente no Bahia já desde alguns anos. Falo de algo da identidade do time em campo, que a torcida não está mais conseguindo conectar. E ela tem comparecido, tem feito a parte dela! A perda do campeonato baiano em Itabuna foi emblemática. O Bahia se comportou em Itabuna como o Corinthians se comportou em Recife.

6. Não é o Sport a ensinar ao Bahia que um time nordestino pode chegar a uma conquista nacional. Mas o Sport pode ajudar a relembrar alguns caminhos. Um elenco bem montado ajuda, mesmo que não seja um elenco de luminares ou jovens revelações. O time do Sport é praticamente de quase-veteranos, mas que conquistou o campeonato de maneira exemplar, sensacional (que o diga o meu Palmeiras!).

7. Bom, isso, como bom palmeirense, eu já sabia de hoje:
O Corinthians não assusta ninguém, né? :-D Não será ao Bahia que haverá de assustar.

Euclides Almeida disse...

O Bahia está ficando pra trás no cenário nacional. Será que o Sport está tomando seu lugar? O Bahia metia medo em todos os times nordestinos, agora é motivo de chacota...é muito triste!