quinta-feira, 7 de maio de 2009

A HISTÓRIA DA SÉRIE B - Capítulo 1



O SEMPRE BAHIA, entrando no clima do Brasileirão da Série B, reprisa uma matéria nossa publicada no ano passado e, com a devida atualização para esse ano, apresenta a vocês uma pesquisa contando a História da Série B, em dois capítulos. Acompanhe...

A Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro foi criada em 1971, mesmo ano em que começou a Primeira Divisão. A má organização foi uma característica marcante ao longo de sua conturbada existência até a definitiva moralização do futebol brasileiro, quando acabaram as "viradas de mesa" e outras "maracutaias inventadas para salvar os grandes times do Brasil.

Nos dois primeiros anos, Villa Nova/ MG e Sampaio Corrêa/ MA ganharam os títulos de 1971 e 72, respectivamente, mas não subiram para a Primeira Divisão. Em virtude disso, a competição já começou desmoralizada e não foi realizada de 1973 a 79, só voltando a ser disputada em 1980 com o nome de Taça de Prata. Nesse período sem a Segundona, os campeonatos estaduais foram classificatórios para o Brasileirão, que chegou a ser disputado por quase 100 clubes, portanto, uma competição de acesso era desnecessária.
Em 1987, os grandes clubes romperam com a CBF e numa tentativa de se criar uma Liga de Futebol, organizaram a Copa União, que foi disputada pelos 16 maiores clubes do país. Em paralelo, a CBF promoveu o Módulo Amarelo (considerado uma espécie de segunda divisão pelos clubes da elite e pela imprensa esportiva nacional) com os clubes que ficaram de fora.











O problema é que a CBF queria que os dois primeiros colocados de cada competição disputassem um quadrangular para se definir o campeão brasileiro do ano. Flamengo e Internacional (campeão e vice da Copa União) se negaram a enfrentar Sport e Guarani (campeão e vice do campeonato da CBF) e a entidade que "organiza" o futebol brasileiro reconheceu o Sport/ PE como o campeão brasileiro de 1987 e o Guarani/ SP, como o vice- campeão.
Em 1993, também não houve a Segunda Divisão. Dois anos antes, o Grêmio tinha sido rebaixado e, para facilitar a volta do clube gaúcho, a CBF promoveu o acesso de 12 equipes na edição de 1992. O time gaúcho subiu, mas junto com ele, outros 11, esvaziando a Série B e impossibilitando sua realização no ano seguinte.
Depois da edição de 1999, quando se trasnformou em exemplo para as outras divisões, a Série B voltou a ser sinônimo de bagunça...

No ano de 2000, para resgatar Bahia e Fluminense/ RJ da Segunda Divisão, foi criada a Copa João Havelange que teve a Primeira e a Segunda Divisão se juntando na fase final, formando um único campeonato.

Atualmente, a Série B, é um dos campeonatos mais bem organizados e que realmente merece destaque positivo da imprensa nacional. Clubes grandes e tradicionais como Fluminense/ RJ, Palmeiras/ SP, Botafogo/ RJ, Atlético/MG, Coritiba/ PR, Guarani/ SP e Corinthians/ SP passaram pela competição. Atualmente, outras duas forças do futebol brasileiro estão fazendo parte dela: o Bahia e o Vasco da Gama/ RJ. A competição está sendo disputada por 20 clubes em sistema de pontos corridos, igual à Série A e, ao que tudo indica, está livre definitivamente da desorganização que tanto a perseguiu.

NO PRÓXIMO CAPÍTULO:
Todos os Campeões e os Artilheiros da Segundona

7 comentários:

Anônimo disse...

BELA MATERIA

Anônimo disse...

Essa foi a história do Ricardo Teixeira.

Queria aproveitar esta postagem para pedir a Euclides que fizesse uma matéria no blog sobre as Estatais que patrocinam os clubes brasileiros.

E por que os times do Nordeste não recebem apoio das empresas públicas?

tricolor retado disse...

Para o ano quero ver a história da série a

Charles Bronson disse...

Paulo Carneiro acertou foi o caralio!! Com mais esses 3 que foram embora agora, sobem para 12 os dispensados!!!

E já soube que Patrício vai tb... vai subir pra 13...

Só espero que o Bahia SUBA!!!

Sábado tô coladooo!! Vumbóra, meu Baêa!!!!!!!!!!

rick!!! disse...

em 2010 o Sempre Bahia mostrará a história da série A!!!!

Vinícius disse...

Bela matéria Euclides... De fato, demorou para a série B se organizar. Ainda bem que isso aconteceu.

Espero que no ano que vem, em 2010, estejamos disputando a série A, e que essa história de série B não mais nos interesse.

Abração

Anônimo disse...

A próxima matéria vai ser a do título da série B de 2009 do Bahia!!!!!!!!!!!!
"Vamo pra série A"