segunda-feira, 18 de maio de 2009

EXEMPLO A SER SEGUIDO



O Esporte Clube Bahia é o único grande clube que não conseguiu se re-erguer após a queda para a Série B. Além de já estar afastado da elite há 6 temporadas seguidas, ainda teve a desonra de ter frequentado a Série C.

Um questionamento deve povoar a mente de todo torcedor tricolor: por que será que isso só aconteceu com o nosso time? Se fizermos uma rápida análise dos fatos, perceberemos que Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Fluminense e Corinthians tiraram proveito da tragédia e crescerem, graças à coragem da implantação de mudanças profundas.

Vejamos o exemplo do Corinthians:

O time paulista foi rebaixado para a Série B em 2007 e, após esse trágico episódio, muita coisa aconteceu nos bastidores do Parque São Jorge. Em março de 2008, o estatuto do clube foi radicalmente alterado e foram aprovadas eleições diretas para a escolha do presidente. Além disso, uma política de prestação de contas e transparência administrativa deram mais credibilidade à diretoria, que passou a ter um maior apoio de seu torcedor.

De lá pra cá, o Corinthians cresceu assustadoramente e, numa velocidade incrível, já vem colhendo bons frutos: foi Campeão Brasileiro da Segundona em 2008, foi campeão paulista invicto em 2009 e parece que não vai parar por ai...

O Marketing do clube está funcionando a todo vapor e vai levar o Timão a faturar mais de 30 milhões de reais com patrocínios em 2009, quase o dobro do organizado time do São Paulo.



A contratação de Ronaldo "Fenômeno" alavancou os negócios publicitários, pois a visibilidade do time aumentou muito. E o melhor é que foi encontrada uma forma de se pagar o alto salário do jogador: o clube arca com "apenas" R$ 400.000,00 mensais, pois o restante é pago com 80% do patrocínio das mangas e dos calções... isso mesmo: 80% do que é faturado com essa receita vai para o bolso do craque (cerca de R$ 730.000,00 mensais).

Se alguém visitar e fuçar o site oficial do atual campeão paulista perceberá a diferença de atitude do NOVO CORINTHIANS...

No Portal Corinthiano é possível encontrar a seção TRANSPARÊNCIA com a disponibilização de todos os documentos importantes do clube, tais como: análise contábil, balancetes, novo estatuto com eleições diretas devidamente registrado em cartório, atas de reuniões, assembléias, etc.

Na seção INSTITUCIONAL qualquer um pode ficar sabendo quem são os conselheiros do clube...



Será que isso não é um exemplo a ser seguido? Será que não estamos demorando demais para colocar o 1º Campeão Brasileiro de volta ao lugar de onde nunca deveria ter saído?

Com a palavra o Sr. Marcelo Guimarães Filho...

43 comentários:

Moura disse...

Infelizmente não existe oposição no Bahia. Só aparecem opositores (ou falsos opositores) em época eleições no clube.
Por parte dos dirigentes é só promessas e mais pormessas. Do geito que as coisas estão caminhando teremos que esperar muitos anos para retornarmos à 1ª divisão. Salvo um grande milagre.

Anônimo disse...

infelizmente o bahia é motivo de chacota nacional. somos torcedores e amamos nosso clube mas ninguém fora da reg~ião metropolitana de salvador nos leva sério. infelizmente é a verdade nua e crua.

Otacilio disse...

Não aguento mais!!!!!!! Sábado foi o cúmulo do absurdo!!!! Meu filho que antes me pedia a camisa de Ronaldo Fenômeno, esqueceu do Corinthians e PASMEM, arrancou a camisa do Bahia quando o São Caetano virou o jogo e me disse com todas as letras "Pai, só volto a usar essa camisa quando puder ir pra escola na segunda feira sem meus colegas me abusarem..." e desatou a chorar. Pra vocês terem uma idéia, minha esposa teve que ir buscá-lo na escola depois da perda do campeonato baiano desse ano, pois ele se trancou no banheiro no intervalo e não queria voltar pra sala, repleta de torcedores do time do lixão.

Tomei uma decisão, pra evitar que o moleque tome raiva mortal do Bahia: não vou mais envolvê-lo em nada de futebol e apenas voltarei a fazer isso quando o Bahia retornar pra Série A, o que espero que seja esse ano.

Anônimo disse...

Meu caro Euclides,
seu exemplo é clássico. Mas há de convir que se tem muitos outros interesses no crescimento do corinthians, flamengo, etc... o mesmo blá blá bla.....
Pode ser dificil admitir, mas o rival caiu junto com mo Bahia para a serie C. Sumiu imediatamente para a B e para a série A, disputa a Sul-Americana, e de quaquer forma começou bem este ano o campeonato brasileiro.
E mais: depois da série C, conseguiu ser tricampeão baiano.
Poe ser dificil admitir, mas conseguiu sair do limbo rapidinho, com muito mais mérito que o time paulista, que conta com a colaboração "extra" que vem de todo lugar.

Muito grato

Mônica disse...

Na análise do jogo de ontem eu havia concordado com a opinião do SEMPRE BAHIA, foi uma péssima partida. Na situação geral, eu não acho justo uma comparação assim como publicada neste post, acho um disparate. Corínthians tem a mídia a seu favor, é outra realidade, é um centro desenvolvido, etc, etc, etc (muitos "etc" de diferenças). O Bahia, tem tudo contra, inclusive setores da imprensa. Há 08 anos não ganhamos nada, é verdade, vamos perdendo força ano a ano, outra verdade. Estamos com uma nova diretoria, novos comandantes e ainda um começo de trabalho (05 meses não é um começo?). Se a nossa prioridade é ascendermos à série A, é preciso reestruturar o clube fora das 04 linhas, e isto, à duras penas está sendo feito, para que não desça no ano seguinte. A diretoria atual herdou só problemas, dívidas (muito mais graves e maiores que a maioria de nós torcedores temos conhecimento), descredibilidade. Se não apoiarmos esse time que está aí a outra opção é qual??? O time é esse aí pra série B. O time é ruim? NÃO ACHO!

Delson Alcantara disse...

Sábado foi mais um vexame de um time que não mostrou nada esse ano, cadê as mudanças alardeadas pela diretoria? Pelo contrario, ano passado com o time sem estádio chegamos mais perto no baianinho. PC não mostrou serviço, so traz jogadores velhos e/ou contundidos. Ainda não me conformo com a dispensa de Marcelo Ramos e a não contratação de Ramon, jogadores que estavam sobrando no mercado e que são melhores que qualquer contratação feita pelo Bahia no ano( alguém discorda?). Vamos esperar mais um fracasso para por Paulo Carneiro na rua? Ele so traz jogadores com interresses particulares e não esta nem ai para o Bahia( haja vista ele ser torcedor do vice).
Acorda Marcelo Filho com PC não vamos para lugar nenhum, como comentei anteriormente vou colocar mais uma vez, esta no Blog do Juca Kfouri " Na Bahia o Vitória foi campeão porque no Bahia até o homem forte é do Vitoria."

Bitencourt disse...

De forma PROPORCIONAL, é possível contratar um "Ronaldo" aqui para o Bahia.

Anônimo disse...

Se o gol que Carlinhos Bala fez ontem no Cruzeiro, fosse do Ronaldo, a gente iria ver o replay por 30 dias. Mas o gol foi do Náutico.....

Hildato Reis disse...

Não acho o time ruim. só precisa mudar de postura. No sábado, quando o Bahia fez o gol eu vibrei muito, mas ao mesmo tempo fiquei preocupado e cheguei a comentar: Agora o bahia vai levar 80 min defedendo esse gol. Não deu outra e vimos no que deu. O Bahia começa uma partida, por exemplo, contra o time do lixo botou os 2x0, que era o resultado necessário e parou tentando defender. Ontem não foi diferente. O Bahia tem um bom time, mas são profissionais que parecem que estão ali apenas para cumprir um contrato. Não sentimos nesses jogadores a vontade de sair do campo vencedor e se orgulhar disso. A camisa do Bahia não dá prazer a maioria desses jogadores. Como disse, estão ali apenas cumprindo um contrato.
Concordo com o anomino sobre o time do lixo e com a Monica. Não podemos comparar o Bahia com esses times midiáticos do sul/sudeste.

Anônimo disse...

Cadê o Marketing PC e Marcelinho?.

Fizeram a maior festa para lançar os projetos do marketing e até agora nada.

Está começando a cair em descrédito as sua promessas PC e Marcelinho!.

Eu ainda vou dar um crédito, mas a série B está no momento com um nível técnico bem fraquinho. O São Caetano não tem nada como time, um ou outro jogador de qualidade, o Bahia perdeu para ele mesmo.

Diretas já!.

Novos associados no clube urgente para termos representatividade!.

ACORDA BAHÊA !!!!.

Paulo Sérgio

Altamiro Oliveira Pedrosa disse...

Concordo com o anônimo e com Hildato. O time do lixo conseguiu sair do fundo do poço da Série C simplesmente EXPULSANDO PC de lá de dentro... e nós o que fazemos? Trazemos essa EXCRECÊNCIA pra dentro de nossa casa... escrevam o que tô dizendo... isso ainda vai dar em merda...

Euclides Almeida disse...

Ô Mônica,

Com todo o respeito que v merece, mas não seja tão ingêna assim... estamos c/nova diretoria ????!!!!!

Voce realmente acredita nisso? Só para relembrar o presidente tricolor é MARCELO GUIMARÃES FILHO... Dizer que herdaram problemas e dívidas... e herdaram de quem? Não foi deles mesmos?

A comparação com o Corinthians é porque é um time popular, de massa. É claro que o timão é de um centro mais desenvolvido e tem o apoio da mídia nacional, mas guardada as devidas proporões, demonstra que a saída é a democratizção e a transparência administrativa. É isso que quero mostrar.

E como disse o leitor Bittencourt brilhantemente: "De forma PROPORCIONAL, é possível contratar um "Ronaldo" aqui para o Bahia."

É isso que penso também: faz uma grande contratação (é óbvio que no nível de Ronaldo ainda é difícil) e cria alternativas para pagar o jogador com a pópria publicidade que irá girar em torno dele... vamo para com essa de o Bahia não tem dinheiro... se não tem é por incompetência!

Berg disse...

Não vamos nos desesperar ,é claro que a torcida do ECBahia tem que ter voz ativa dentro clube e isso se faz com o cumprimento da promessa eleição direta por parte do atual presidente,no entanto acho que a prioridade de momento é mostrar ao PC que ele é funcionário do nosso clube e como tal é pago p/dirigir e bem o departamento de futebol ele tem que agir rápido e com competência na contratação de dois jogadores de nível já que ele dispensou a contratação de Ramon e Marcelo Ramos eu achei que ele já tivesse contratado jogadores mais jovens e de nivel técnico semelhante aos dois no entanto 130 dias depois não touxe esse jogadores temos que pressiona-lo nesse ponto ele até agora vem falhando!!!!

Anônimo disse...

ME DESCULPEM PELA FRANQUEZA.
MAS VOCÊS DISCUTEM TANTO, FALAM TANTO, QUE ÀS VEZES BEIRA A INOCÊNCIA.
VEJAM BEM:
1- VOCES FALAM DO ELENCO, QUE TEM QUE CONTRATAR ESSE O AQUELE.
QANDO NÃO SE TEM DINHEIRO, NEM UMA DIVISÃO DE BASE QUE REVELA ALGUMA COISA, UM TIME DO NORDESTE, INFELIZMENTE VIRA CELEIRO DE REFUGOS DOS TIMES DO SUDESTE E SUL DO PAIS. EMPRESÁRIOS COLOCAM AQUI DE GRAÇA, E SE ALGUM ELES VOLTARA JOGAR ALGUMA COISA, VOLTAM NOVAMENTE. ISSO NÃO OCORRE SÓ NO BAHIA. NO BAHIA SE TORNA MAIS NÍTIDO O PROBLEMA, PORQUE O TIME NÃO TEM NENHUMA REVELAÇÃO DA BASE. TODO MUNDO VEM DE FORA. QUEM NÃO SE LEMBRA QUE O BAHIA CONTRATOU MAIS DE 20 JOGADORES PARA O CAMPEONATO BAIANO?
iSSO TAMBEM OCORRE NO VITORIA, QUE TEM MAIS DE 40 JOGDORES, QUE VIRA UM PROBLEMA INFERNAL. O QUE DIFERE DE NÓS, É QUE LÁ ELES TEM NO TIME TITULAR, 4 OU 5 JOGADORES DA BASE, MAIS VANDERSON E JACKSON, QUE PELA IDADE, VIROU UM PATRIMONIO DO CLUBE E D LÁ NAÃO DESEJAM SAIR NEM SÃO ASSEDIADOS.

2- AS ELEIÇÕES DIRETAS, QUE ALGUNS COLOCAM COMMO A TOTAL SALVAÇÃO, PRA MIM É UM ENGODO. CERTAMENTE, PELA DEMORA, VÃO DEFINIR OS CONSELHIROS E FORMAS DA COISA NÃO SER TÃO DEMOCRÁTICA ASSIM...
SE ALGUÉM PESQUISAR COM MAIOR ENFASE, VAI VER QUE NO INTERNACIONAL AS COISAS NÃO SÃO TÃO DEMOCRÁTICAS COMO FALAM.

ENTÃO PENSEM UM POUCO. UM TIME DE FUTEBOL, TEM QUE JOGAR FUTEBOL....
OUTRAS COISAS SÃO IMPORTANTES, MAS AS REFORMULAÇÕES NEM SEMPRE ATENDEM AOS ANSEIOS DA TORCIDA COMO UM TODO E LEVAM TEMPO PARA APRESENTAR RESULTADOS PRÁTICOS.
DE REPENTE, AS ELEIÇÕES QUE TODO MUNDO QUER, PODE SE TRANSFORMAR NUMA DECEPÇÃO, A´TE PORQUE, IRÃO APARECER OS MESMOS E ETERNOS CANDIDATOS.

REFLITAM.

Euclides Almeida disse...

Caro Anônimo,

Tenho plena consciência que a eleição direta por si só, não será a salvadora da pátria... mas ajudará muito!!!!!

Além disso, promessa é promessa... e tem que ser cumprida.

Mônica disse...

Tá bom Euclides, acha então que é continuísmo? Acha que o filho do clã Guimarães tem a mesma mentalidade que o seu pai? Acho sim que Marcelinho sabia do que ía enfrentar, e ele resolveu encarar, e pra mim está se saindo bem. Penso mesmo diferente de você e não abro mão de tecer meu comentário da maneira que achar conveniente e sensata. Cada opinião aqui deve ser respeitada, sem réplica, salvo quando se fizer necessário. Inclusive é a postura que vcs pregam aqui.

Anônimo disse...

COMPLEMENTANDO EUCLIDES A SUA COLOCAÇÃO, E O QUE DIZER DA POSSIBILIDADE DE SE AUMENTAR SUBESTANCIALMENTE A ARRECADAÇÃO DO CLUBE COM A PARTCIPAÇÃO DO ASSOCIADO TENDO O DIREITO DE VOTO.
COMO UM CLUBE COM TANTOS PROBLEMAS FINANCEIROS DESPREZA UMA FONTE DE ARRECADAÇÃO DESSA?
SERÁ QUE É A POLÍTICA DESSES
GRANDES CLUBES QUE ESTÁ ERRADA,
E A MENTALIDADE ANACRÔNICA DO BAHIA COM SEUS ETERNOS,OMISSOS E CONIVENTES CONSELHEIROS É A CORRETA?
QDO SE FALA NA IMPORTÂNCIA DAS ELEIÇÕES DIRETAS NO CLUBE NÃO É APENAS O FATO EM SÍ DE SE VOTAR P PRESIDENTE, MAS TAMBÉM E SOBRETUDO A OPORTUNIDADE DE RENOVAR AS PESSOAS QUE PARTICIPAM DELE, DANDO A ELAS O DIREITO DE ATUAR E VIGIAR EFETIVAMENTE QUEM ESTÁ A FRENTE DOS SEUS DESTINOS.

RICARDO AZEVEDO

Euclides Almeida disse...

Cara Mônica,

Eu não te desrespeitei, releia o que escrevi...por favor! Jamais teria a intenção de machucar um dos leitores mais participativos. E se sentiu mal, eu te peço desculpas!

Pode comentar o que quiser, mas nada impede que alguém debata contigo e discorde de sua opinião... e foi o que fiz.

Aliás, não é só eu quem acha que Marcelinho é o Continuísmo... 90% da torcida do Bahia pensa assim! Obviamente que ele tem uma postura muito mais refinada do que o pai.

Percebe-se que ele tem a mente mais aberta às novidades, típico da idade, mas enquanto não comprovar na prática, cumprindo suas promessas, para mim e a grande maioria, continuará sendo CONTINUÍSMO.

Abraço e sem ressentimentos!

Euclides Almeida disse...

Perfeito, Ricardo Azevedo!

Unknown disse...

Pessoal, que debate interessante! Pena que se desenvolve após um resultado negativo do time.

Primeiramente acho que não devemos invalidar um trabalho por causa de uma partida, nem desqualificar os jogadores de forma tão ríspida.

Esse elenco foi o mesmo que praticamente ganhou o baiano (já que o árbitro foi decisivo nos dois gols).

Outra coisa, imputar à nova diretoria a culpa pelos desmandos e ruína do patrimônio financeiro e profissional é no mínimo injusto, pois dá a impressão de que somente pelo fato de fazer parte do mesmo grupo, as dívidas acabem, parecendo que os únicos que teriam "direito" de reclamar o recebimento de um clube arruinado, fosse a oposição, ou os "opositores". Temos que enxergar a realidade!!!

Também não vou agora simplesmente dizer que PC é responsável negativamente pelo elenco, pois a muito tempo não temos um goleiro do nível de marcelo e fernando, um zagueiro com o Nem, um meio campo como élton e élton luis, e até mesmo um atacante como Beto.

Tivemos péssimas contratações, sim! Não se discute. Porém sei que se a oposição assumir hoje, amanhã, na próxima eleição, ou até mesmo nunca venha a assumir, a realidade do clube será outra, mais fácil de ser administrada.

Infelizmente precisamos de títulos, subir urgentemente e de resultados expressivos em campo, mas não podemos a cada derrota voltar todas as armas contra o elenco e a diretoria, como se não estivessem acontecendo reformas estruturais no Esporte Clube Bahia e no time do Bahia.

A indignação deve ocorrer. Devemos cobrar as mudanças. Só não podemos é disparar os canhões contra nós mesmos, cada vez que o inimigo ganhar uma batalha. Nosa meta é vencer a GUERRA RUMO À SÉRIE A.

Obs: Quando falo da necessidade de contermos a imprensa, me reporto à essas reações que eles conseguem fazer com que nós tenhamos. A vinculação das notícias, bombas etc, possuem esse condão, "preparar" o terreno para derrubar o apoio da Torcida ao clube.

Obs2: Pelo tema debatido, sei que posso ter me expressado mal... Não quero passar a imagem de conformista, ou de quem acha o Bahia o melhor time do mundo... Longe disso! Acho que precisamos de um meia, um lateral direito e um zagueiro. Acho importante a abertura dos estatutos e a eleição direta. Acho FUNDAMENTAL SUBIRMOS PARA SÉRIE A. Quero um estádio, etc, mas acho que temos que viver a REALIDADE e fazermos de tudo (cobrando da diretoria inclusive!), para que o Bahia consiga atingir a série A esse ano.

Obs3: A algumas semanas atrás, a maioria acreditava no time. Ninguém acredita mais?

Mônica disse...

Tudo bem Euclides, em paz! Suas desculpas nem eram para tanto. Só quis pontuar mais uma vez o meu ponto de vista.
Grande abraço!

Anônimo disse...

eu não acredito mais!

Anônimo disse...

e eu duvido!

Pedro Almeida disse...

Olha, mais uma vez, reitero o convite para o nosso 1º ENCONTRO antes do jogo contra o CEARÁ. em PituAÇO!!

Só uma pitadinha do que o MARKETING DO BAHIA PODERIA ESTAR FAZENDO:

PROJETO "XXX" É TRICOLOR

O Bahia lançaria uma campanha publicitária lançando 3 tipos diferentes de CARNÊS visando pagar os salários do craque "XXX" contratado!!

Carnê 01: R$ 50,00/ mensais - Direito a um ingresso mensal + uma camisa oficial autografada + uma foto com o ídolo

Carnê 02: R$ 100,00/ mensais - Direito a dois ingressos mensais + uma camisa oficial autografada + uma foto com o ídolo + bandeira oficial

Carnê 03: R$ 200,00/ mensais - Direito a quatro ingressos mensais + duas camisas oficiais autografadas pelo ídolo + foto com ídolo + bandeira oficial + Fazendão Tour com direito a assistrir a um treino e falar com os jogadores

Além dos carnês, as mangas da camisa seriam x% do jogador e x% do Bahia, pois o jogador receberia X mil reais em salário e X mil em resultados de marketing.

Pra quem é Baêa, torcedor de estádio, valeria muito a pena contribuir para ver um melhor espetáculo!!

OBS01: "XXX" pode ser um Dodô, por exemplo!

OBS02: O "pacote de vantagens" pode sofrer mudanças com acréscimos de algumas vantagens ou modificações das existentes. FIQUEM À VONTADE!!

VMBZ : Vumbóra Meu Baêa, Zorra!!

Anônimo disse...

Se o corinthians pode trazer Ronaldo fenomeno, porque o bahia não pode trazer Obina, com a volta de Adriano ao Flamengo, temos que pensar grande e Obina seria a solução para a falta de gols dos atacantes
Serjão

Anônimo disse...

Eu acho que esses valores Pedro cordier esta muito acima do nosso poder aquisitivo, porque não se coloca um preço unico que todos deêm pra pagar sei lá 30 reais por mês com direito a assistir a todos os jogos + bandeira+camisa autografada e um jantar com qualquer jogador em algum restaurante da cidade.
Jorge da Cunha Pires

Euclides Almeida disse...

Vamos esquecer os valores que Pedro colocou, foi só uma simulação. O que importa é a essência da idéia... se o Bahia anunciar a contratação de um grande craque e inventar qualquer coisa para pagar o salário do cara (pode ser uma camisa especial, sei lá), a torcida PAGA!

Anônimo disse...

Bebeto Gama não seria esse craque??? que jogou no Flamengo, Vasco e Vitória, que foi tetra campeão pela seleção, eu soube que ele ta sem clube, o que vc acha Euclides?
Guilherme Santos

Anônimo disse...

Euclides, se o Bahia contatar um jogador que seja um símbolo e Marcelimho abrir o clube para a sua Nação Tricolor série B vai ser passado para nós o mais rápido possível.

Precisamos é de uma diretoria ativa e com criatividade. A modernidade ainda não chegou no Bahia.

Na minha opinião o paramêtro de gestão ainda é o Inter de Porto Alegre, que time reserva eles colocaram domingo!.

Pergunte o grau de satisfação do torcedor do Inter com oseu time e com a sua diretoria?. Quem tiver duvidas entre no site do Inter, e verifique os projetos do clube.

Esses exemplos servem para nós vermos o quanto nós estamos atrasados.

Saudações tricolores,

Paulo Sérgio

Euclides Almeida disse...

Ô "Guilherme Santos", vou fingir que acredito que não é uma pegadinha... sai daí torcedor de canabrava!!!

Paulo Sérgio,
Concordo com voce, o Inter também é um excelente parâmetro. Temos que nos espelhar nesses modelos de gestão!

Anônimo disse...

Nãoooooooooooooooooooooooooo Guilherme!.

Se é para trazer um pombo sujo que traga Pet o gringo.

Esse tem mídia.

Paulo Sérgio

Altamiro Oliveira Pedrosa disse...

Que tal trazer Jesus? Não o Jesus Luz da cantora Maddona, mas o próprio Jesus Cristo, filho de Deus Pai Todo Poderoso!

Na situação em que nos encontramos, com esse time que tem cara de "Cerei C", SÓ JESUS CRISTO SALVA!

Anônimo disse...

No internacional, o torcedor paga um valor mensal, e não tem direito a nada, de concreto. o torcedor aqui pagaria alguma coisa sem nenhuma vantagem?
pense de uma forma geral. não pense como agiria você. mas o público em geral.
outra coisa: vocês discutem aqui até valores, nomes, etc....Paulo Carneiro, pombo sujo, como vocês nominam, está sabendo disso?

grande abraço...

Euclides Almeida disse...

Quem disse que o torcedor do Inter não tem vantagem? Entra no site deles e veja com seus próprios olhos...

Anônimo disse...

Caralho... Já era. Primeiro pau que o time toma já é esse inferno. Não tem mágico que resolva, afinal resultados imediatos sempe positivos nunca vamos ter e acada vez que leva um pau, desmoraliza-se todo mundo, tudo tá errado. O Bahia não vai mudar nunca. São muito os interesse, isso sim.

Anônimo disse...

TENHA CERTEZA. SE GANHAR DO CEARÁ TÁ TODO MUNDO AQUI FALANDO MIL MARAVILHAS DO TIME. CONVOCANDO TODOS PARA O CALDEIRÃO FERVER. QUEM AGUENTA COM ISSO?

Anônimo disse...

ser sócio do internacional, e pagado a mensalidade, você tem descontos para adquirir vários produtos do "clube", pagando valores maiores dá direito a usufruir de areas de lazer, e tam bem votar para conselheiros e presidente. Mas ingresso, que é o bom, você tem que comprar, com descontos é claro, sujeito a disponibilidades. a depender de um jogo decisivo, pode não ter ingressos até para quem é socio. entendeu?
então nõ vnda gato por lebre.
convença o cara da suburbana, que tem que pegar onibus, e que chiou pelo bhia cobrar ingresso de criança, que ele vai pagar para ser socio do bahia, que só vai dar direito a ele para votar e que ele tem que comprar ingressos...

Euclides Almeida disse...

Entre na página oficial do Inter (http://www.internacional.com.br) e veja que o sócio tem prioridade na compra do ingresso, então isso que pode não ter nem ingresso para sócio não é verdade.

Rapaz, a idéia não é só ter direito ao voto para presidente, é algo muito mais amplo. Tem que ter várias categorias de sócio: para pobre, para rico, para classe média, etc. Existem diversos atrativos: votar para presidente, ter direito a entrar nos jogos (tipo Onda Tricolor ou Bora Bahea), descontos em compra de produtos oficiais, prioridade na compra de ingressos, etc. etc, etc... é só botar o marketing para funcionar...

Outra coisa, eu garanto que muita gente pobre faria a sua carteirinha de sócio se tivesse uma categoria mais simples a R$ 10,00 com direito a voto para presidente...

Anônimo disse...

meu caro, sócio não tem mais prioridade. o inter não garante ingresso paa todos. depende da disponibilidade.
até porque o numero de sócios extrapolou a capacidde de seu proprio estádio....ok?

Anônimo disse...

outra coisa. os planos caros do inter muitas vezes te dar vantgens em coisas que não tem nada a ver com futebol. tipo ganhar descontos em resort ou coisa desta natureza....
na protica ser socio do inter é ter desconto em coisas que voce tem que comprar mesmo...
as poucas vantagens é ter desconto na compra de ingressos e jvotar para conselheiro e jprsidente. agora não sei se lá vota direto para prresidente, ou se a eleição é indireta...

Delson Alcantara disse...

O debate esta em alto nivel, tambem acho o Inter como um parâmetro melhor para o Bahia. Mas não precisamos ir tão longe para procurarmos exemplos, é com grande pesar que digo que o Vitória da um banho na diretoria do Bahia, olhem o exemplo do último BA x Vi, o vitoria rapidamente colocou seu ingresso a venda com casadinha para os 2 jogos da semana, isso é ter agilidade, pensar rapido, agir com racionalidade, ja o Bahia em jogos que se sabia que não haveria público manteve o valor, isso é falta de sensibilidade. Sou contra a vinda de PC desde o início, sou a favor do profissionalismo no futebol mas dai trazer um cara que ja ofereceu dinheiro para o Bahia cair para a 3° divisão é demais. O jeito despota de PC comandar afundou até o time dele de coração imaginem o que ele não vai fazer com o nosso.
Gostei da idéi do "craque xxx" mas tem que ser bem avaliado pois sera que existe esse tal craque?
E a respeito do 1° encontro, onde vai ser gostaria de conhecer a galera de blogueiros.
Saudações Tricolores!

Euclides Almeida disse...

Bom, amigo anônimo, eu vi no site do Inter que o preço que o sócio paga tem um bom desconto e que o sócio tem prioridade para compra... é claro que se tiver muita gente querendo até os sócios podem sobrar, então imagina quem não é sócio...

Outra coisa, se realmente as vantagens não são grandes coisas, então mostra que a torcida faz é para ajudar o clube mesmo, tanto que eles já tem quase 100.000 sócios... mas, isso só acontece porque o sócio TEM VOZ.

Anônimo disse...

ENTAÃO EU TINHA RAZÃO. VOCÊ CHEGOU ONDE EU ESTAVA AFIRMANDO. LÁ O PESSOAL É SOCIO SIMPLESMENTE PARA AJUDAR. AQUI COLA ESTE TIPO DE COISA?
TENHO MUITA DÚVIDA DISSO.