quinta-feira, 7 de maio de 2009

2000 a 2009: a década das trevas



Amigos tricolores,

Após o último BAVI, o qual particularmente para mim soou como algo absurdo e impensável, pergunto a todos os irmãos tricolores: o que o Esporte Clube Bahia conseguiu trazer para seus torcedores após a primeira década do terceiro milênio? Quais são as alegrias que transmitiremos para os nossos netos e bisnetos que com certeza irão nos perguntar: "vovô na sua época, o bahia tinha bons jogadores??" E nós, com a mesma certeza, por mais que desejemos esquecer, todos nós saberemos: OS ANOS 00 FORAM A DÉCADA MAIS MEDÍOCRE, IMPRODUTIVA E TOLA DO ESPORTE CLUBE BAHIA!
O que nós diremos a nossos descendentes? Diremos a eles que o nosso medíocre rival REINOU, e me fure um olho aquele que provar que estou errado, o nosso medíocre rival reinou nos anos 00, colocou todos os campeonatos baianos no bolso, salvo uma final ROUBADA em cima do Juazeiro em 2001 (como todo time de capital ganharia e me dê um tapa aquele que discordar de mim e negar os fatos).

Em menos de 10 anos, se não fosse pela fiel e fanática nação tricolor, teríamos perdido, em definitivo, todo o respeito, toda a elegância, o fanatismo e graças ao que sempre fizeram do Bahia um time temido, querido e respeitado e não menos invejado, pois o Bahia sempre teve duas coisas desde sua criação:

- Um elenco raçudo, que SEMPRE cativou novos torcedores;

- Uma torcida alegre, fanática, que NUNCA precisou invejar adversário maiores do que ele, sempre se colocando de peito aberto contra adversários muuiiiiiito maiores, sempre obtendo vitórias inacreditáveis.

E agora meus amigos: será que isso tudo acabou? Será mesmo que quase todo um século de belo futebol, glórias e respeito chegou a seu fim? Presenciaremos uma nova década de vergonha, sofrimento e descaso de uma minoria?
É difícil, mas ainda deposito fé na torcida do Bahia e, quando isso acontecer, quando ela se der conta do poder que tem... chorarei, chorarei porque terei certeza que surgirá com isso uma nova época de glória. Terei, a partir daí, a inabalável certeza de que todo e qualquer baiano, que torce para um clube local, poderá responder aquela velha pergunta: “Que time você torce??” e poderá encher a boca para falar: “Eu sou... BAHIA!!!”
Texto de CAIO GRACO BRASILEIRO
Leitor do SEMPRE BAHIA
ATENÇÃO TORCIDA TRICOLOR,
O Site SEMPRE BAHIA tem este espaço para sua participação. A Coluna FALA BAHIA é democrática, onde todas as correntes de pensamento poderão opinar, desde que não existam ofensas pessoais e haja um mínimo de respeito e decência nas entrelinhas, além de ser um texto interessante, é claro!
Vamos lá, estamos aguardando seu texto, mande pra gente no endereço
semprebahia@semprebahia.com e escreva no corpo da mensagem: "Autorizo a publicação desse texto na Coluna Fala Bahia do site SEMPREBAHIA.COM". O texto deve ter, no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaço) e estará sujeito à nossa edição.

5 comentários:

Anônimo disse...

é isso mesmo. e nessa decada so ganhamos um campeonato. contra fatos nao ha argumentos

Anônimo disse...

Não adianta pensar demais em soluções. Enquanto não mudar o sistema de eleições, o bahia continuará capengando.

Anônimo disse...

Caio, perguntei a um torcedor do Santa, que está há algumas décadas vivendo uma situação de subidas e descidas com poucas conquistas para poder se orgulhar de seu clube.

Calmamente ele me falara que um clube não se faz só de títulos. Antes um clube se faz pela paixão e a memória contada de pais para filhos do quanto foi importante um momento especial, mesmo na derrota, ver a grandeza do clube que se ama.

Anônimo disse...

É o texto relata td q aconteceu com o Bahia nessa década, tirando o baiano de 01, e o bi do camp. do nordeste q nem existe mais, só decepção... E esse ano, ou sobe ou sobe pq ano passado: "não tinha estádio", "não tinha dinheiro", "jogava em feira", "a torcida invadiu o treino" e por aí vai... ESSE ANO NÃO TEM DESCULPAS!!

Unknown disse...

Pra quem gosta de acreditar nas "informações" do setorista MM, que nessa semana divulgou no seu blog, com o tendencioso título "Pinóquio está de volta", serem mentiras as reformas dos campos do fazendao e a academia no CT, o Bahia em seu site oficial divulgou as imagens das obras e reformas:

http://www.esporteclubebahia.com.br/galeria-de-fotos/galeria169.html


As críticas TOTALMENTE PARCIAIS, E ENVOLTAS NUM CLIMA QUE ME PARECE REVANCHISTA ou algum outro sentimento menos nobre, estão cada dia mais ABSURDAS!!!!

Leiam e concluam:

"O funcionário tricolor afirmou que a “estrutura” será fundamental para que o Bahia retorne para a primeira divisão e nunca mais volte a cair.
Outra mentira: Esse mesmo discurso foi feito quando Paulo Carneiro era presidente do Vitória, no entanto ele entregou o clube na terceira divisão."

Se isso não for crítica com o único objetivo de destruir o ambiente Tricolor, não imagino o que pode ser!

Alguém não concorda que a estrutura do clube é importante para o projeto Tricolor?

Ê imprensazinha.... VIVA À IMPRENSA LIVRE DIGITAL!!! (como bem batizou Pedro Cordier!!!)