terça-feira, 3 de março de 2009

O BAHIA NA COPA DO BRASIL



O Tricolor de Aço estréia na 21ª COPA DO BRASIL nessa quarta (04/03), contra o Potiguar de Mossoró/ RN. Essa será a 18ª participação do Bahia, que ficou de fora em três oportunidades (1991, 1993 e 2004). As melhores colocações alcançadas até hoje foram dois 6º lugares: em 1999 e em 2002 (ver quadro demonstrativo).



O Bahia jogou 81 vezes pela Copa do Brasil, tendo vencido 31 partidas, empatado 27 e perdido 23, marcou 128 gols e tomou 91. O Esquadrão de Aço já teve um jogador artilheiro da competição: NONATO, em 2003, com 9 gols.

ESTRÉIAS NA COMPETIÇÃO
Tratando-se de estréia, todo cuidado é pouco na Copa do Brasil. Apesar da competição sempre iniciar com combates entre clubes grandes e pequenos, as zebras costumam atormentar os times mais tradicionais.
Mesmo o Bahia tendo estreado apenas duas vezes em casa, ainda assim, tem um ótimo retrospecto: foram 9 triunfos, 6 empates e apenas 2 derrotas. O melhor início foi em 2000, quando o tricolor baiano venceu o Interporto, em Tocantins, por 8x0.

CUIDADO COM A ELIMINAÇÃO PRECOCE
Os últimos anos do Bahia realmente mancharam demais sua gloriosa história, tanto é que as poucas vezes em que foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil aconteceram recentemente: em 2005 foi despachado pelo GRÊMIO/ RS, em 2006 pelo CEILÂNDIA/ DF e em 2008 pelo ICASA/ CE.

A COPA DO BRASIL
A Copa do Brasil foi criada em 1989, tendo sido seu primeiro campeão o Grêmio/ RS. A edição atual conta com a participação de 64 clubes de diversos lugares do Brasil e, além de garantir uma vaga na Taça Libertadores da América, pagará uma premiação de mais de R$ 3 milhões ao seu campeão.

CURIOSIDADES

Maiores vencedores: Cruzeiro e Grêmio com 4 títulos cada um.

Maiores goleadores:
1º Romário, com 36 gols.
2º Viola, com 29 gols
3º Paulo Nunes e Oséas, com 28 gols

Quem mais jogou:
Carlos Miguel e Zinho, com 71 partidas disputadas.

Maior Goleada:

Atlético/ MG 11 x 0 Caiçara/ PI, em 1991

17 comentários:

Jeremias Cerqueira disse...

+- 12 jogos!

Esta é a distância para conquistar uma vaga na libertadores da América.

Bora BaêêêAa minha PORRA!!

Silvano Rios disse...

Bara Bahêaaaaaa, vamos buscar a nossa 4ª participação na LIBERTADORES...1960,1964,1989...2009!

Se depender da nossa motivação, essa vaga é nossa!

Tricolor Revoltado disse...

FORA GALLO BOÇAL E RETRANQUEIRO!!! QUEREMOS NOSSO TIME JOGANDO PRA FRENTE!!! FORA GALLO!!!!

DAMOS TANTAS CHANCES A JOGADORES DAQUI DA BAHIA, ENTÃO PROQUE NÃO DAR UMA CHANCE AOS TÉCNICOS LOCAIS???

TEMOS VÁRIOS BONS TÉCNICOS QUE COMCERTEZA NÃO ARMARIAM RETRANCAS!!!

NOMES NÃO FALTAM: SAPATÃO (BOM, BARATO E APAIXONADO PELO NOSSO TRICOLOR), ZANATA (UM NOME EM ASCENSÃO E EX-ÍDOLO DE NOSSA TORCIDA) E ZÉ MARIA (CAMPEÃO BAIANO DE 2006). É SÓ QUERER!!!

FORA GALLO RETRANQUEIRO E MAL-EDUCADO!!!!

FORA PC!!! FORA TIRIRICA & TIRIRICA JR!!! FORA BURRO ACIOLI!!!! DEVOLVAM MEU BAHIA DE UMA VEZ!!!!

Dirk disse...

Queria através deste comentário dar meus parabéns a esse excelente blog que lida com o dia a dia do tricolor!! O Blog é muito ativo, antecipa as curiosidades dos torcedores, assim como as notícias e tem uma opnião muito própria, afinal é um Blog feito com certeza por tricolores de carteirinha e de presença de estádio assim como eu (que muitas vezes não consegue conter a irritação de certas atitudes). Tenho visitado mais esse blog do que o site www.ecbahia.com.br , pois vocês estão sempre na frente.

Parabéns mesmo!!!!!!!!

Euclides Almeida disse...

Jeremias e Silvano Rios,
Vamos voltar à Libertadores sim, eu acredito!

Tricolor Revoltado,
Tenha um pouco mais de calma! Gallo fez algumas besteiras, mas tem feito um bom trabalho.

Dirk,
Muitíssimo obrigado pelo comentário! Voce não tem idéia como isso nos dá força para continuar esse incansável trabalho... SEMPRE BAHIA

Anônimo disse...

Teve um imbecil aqui que diz-se revoltado, que quer o Gallo fora do Bahia. Amigo, entenda que, apesar de perdermos a primeira partida do ano, o tricolor se encontra muito bem na tabela, com um time muito bem articulado e o nosso treinador está fazendo o que pode. Se você acha que perder uma partida é motivo de mandá-lo embora com certeza não sabe o que é futebol. Deixa o Gallo trabalhar, com certeza ainda há muito o que fazer pelo Bahia.

Anônimo disse...

Esse tricolor revoltado deve ser revoltado com ele mesmo. Faça-me uma garapa !

ST,

Fernando

Anônimo disse...

é torcedor do vice disfarçado.

Anônimo disse...

legal a materia. parabes ao sempre bahia

Anônimo disse...

ta rolando uma enquete sobre o melhor blog sobre o bahia. estão concorrendo o bahea minha porra, o sempre bahia, o blog do torcedor da globo, etc. participem.
http://linksdobahia.blogspot.com

Maurício Guimarães disse...

rapaz, essa copa do Brasil é muito importante como vocês demonstraram. Vejam que o gremio e o cruzeiro não deixam escapar impunemente a oportunidade de estar sempre em riba nessa competição

Jeremias Cerqueira disse...

A Copa do Brasil é sim importantíssima, afinal, ela em alguns poucos jogos pode garantir sua participação na Libertadores da América.

Uma oportunidade de estar no cenário internacional participando de alguns poucos jogos.

almeida disse...

O jahia vai levar no joguinho de hoje contra o Pontiguar o q Maria levou no beco Uhauhauuu sacaniei, vcs estão todos revoltados com razão 1º achou dois gols dado pelo seu rival Vitória e se acharam q era o dono do pedaço agora levaram na bunda de 2 X 0 do meu Colo-Colo o jahia já foi time hoje e um timeco de difunto falido quem mais crescem em torcida na Bahia hoje acho q não me engano e a do Vitória e segundo o do Fluminense de Feira e em terceiro o meu Colo-Colo ulala

almeida disse...

O jahia vai levar no joguinho de hoje contra o Pontiguar o q Maria levou no beco Uhauhauuu sacaniei, vcs estão todos revoltados com razão 1º achou dois gols dado pelo seu rival Vitória e se acharam q era o dono do pedaço agora levaram na bunda de 2 X 0 do meu Colo-Colo o jahia já foi time hoje e um timeco de difunto falido quem mais crescem em torcida na Bahia hoje acho q não me engano e a do Vitória e segundo o do Fluminense de Feira e em terceiro o meu Colo-Colo ulala

perruciperruci disse...

Estou revoltado com o time do Colo Colo de Ilhéus por que não era pra ganhar o jahia de itinga, pois era pra ficar até o dia 21/03/09 favorito, mas aconteceu o que estava pra acontecer desde o JAxVI mas vou perdoar o Colo Colo deeeeeeessa vez viu Colço Colo? Bjus a toda torcida tricoletes de itinga sofredores

Dirk disse...

Ahahah! Colo-colo pra mim é um time do Chile!! Esses times do inteior da Bahia não tem nem torcida, é tudo Flabosta, Vasco etc. Parabéns por ganhar do Bahia, cuidado com o rebaxamento viu?

Euclides Almeida disse...

o Bahia só perdeu uma... e o vice já perdeu duas!!!!