quinta-feira, 5 de março de 2009

Carta aberta à Nação Tricolor



Nasci Bahia e vou morrer Bahia e isso é fato!

Meu primeiro presente foi uma roupinha do Bahia e terei uma bandeira Tricolor cobrindo meu caixão.

Meu pai é Bahia, meu irmão é Bahia, meu sobrinho, minha filha é Bahia... venho de uma geração Tricolor que irá crescer e se perpetuar enquanto houver futebol na Terra!!

Vejo meu time jogar desde criança, com meu pai, e estive presente em inúmeros momentos importantes da vida do Tricolor de Aço na saudosa Fonte Nova. Com meus amigos, sozinho, com meu irmão. Nada importava a não ser ver o Baêa jogar...

Da nossa maior glória, que completou 20 anos, pra cá, venho presenciando a decadência do Esporte Clube Bahia (que foi sintetizada, brilhantemente, por algumas postagens de Euclides aqui no SEMPREBAHIA, como O QUE É NORMAL PRA VOCÊ?, MAIS UMA TEMPORADA RUIM e A DECADÊNCIA DO E.C.BAHIA - PARTE I).

Depois de uma infindável lista de incompetentes dirigentes, responsáveis diretos pela derrocada do time que se viu na Série C, humilhado pelo arqui-rival no baianão e em 41º na Copa do Brasil passada, tivemos, no final do ano passado, a doce ilusão de que iríamos colocar um profissional à frente do Bahia para comandar essa virada e nos empurrar fundo do poço acima, rumo à série A.

As forças da "situação" se mexeram e, numa virada de jogo incrível, colocaram Marcelo Guimarães Filho na Presidência do Bahia, Paulo Carneiro no Comando do Futebol e Gallo no comando do time.

As ações vieram de imediato e um "novo" Bahia foi montado. Novos jogadores, novo gramado no Fazendão, novos funcionários, novas instalações e, com todas essas mudanças, a esperança de um novo tempo para o cambalido Esporte Clube Bahia...

Estava criado o poderosíssimo COQUETEL que iria curar o Bahia!!

Começa o Baianão e, após o empate com o Itabuna, o Bahia começa a reagir e, com a inauguração de Pituaçu, um clima de euforia se estabelece dentro e fora do Fazendão. Nós, torcedores, empolgados, só queríamos gritar "Bóra, Baêaaaa!!!", ver nosso time jogar em casa, fazer gols e voltar a ganhar de novo...

No meio a euforia, nem ligávamos para certos defeitinhos de nada como a falta de atacantes de qualidade, o excesso de volantes que Gallo teimava em escalar, a deformidade de Marcone na lateral, a porra-louquice de Ávine... até Richeli e Eraldo, em suas estréias teriam agradado a alguns torcedores em estado de pura letargia, causada pelas goleadas que estávamos dando e pelo ápice de tascar 2x0 no Vice em pleno Barradão...

Naquela partida contra o Colo-colo, em PituAÇO, (e depois de assistir o vídeo completo do BaxVice) já mais "pé-no-chão", menos eufórico pela carência de vitórias, comecei a perceber que as coisas não eram bem assim...

O time, ainda em formação, carece de muita coisa. Faltam peças para repor o nosso elenco e tem gente que já deveria estar no ponto esperando o bonde...

Veio a derrota para o Colo-Colo e a constatação: NOSSO TIME MESCLADO ERA PIOR QUE O ÚLTIMO COLOCADO DO BAIANÃO!! E isso é um fato!! Não uma suposição. O Colo-Colo, REALMENTE, mereceu ganhar daquela equipe que representava o Bahia.

Gallo (e depois eu soube, Carneirão também) decidiu (iram) poupar o elenco para o importantíssimo jogo contra o Potiguar, recém desclassificado do hexagonal do campeonato Rio Nortegrandense...

Ontem Torcida Tricolor, estávamos com FORÇA MÁXIMA contra o Potiguar. O que isso quer dizer? Que não tem desculpa!! "Ah!" - Dirão alguns - "mas Leandro foi expulso"... e o COLO-COLO (não o ex-lanterna, o do Chile) que deu 3x1 no Palmeiras em pleno Parque Antártica??

Não é desculpa... porque não estava já 3 ou 4 a zero no primeiro tempo com TODOS EM CAMPO??

Fomos contra (E CONTINUAMOS) passar o jogo do Flamengo (que perdeu do Rezende, recentemente, é verdade...) mas o resultado que soubemos foi o de uma sonora goleada contra o nãoseiquem!!!

Podemos nos espelhar no caso do Inter, que sofreu para derrotar seu adversário... mas, se é para se espelhar, prefiro sempre pegar os BONS EXEMPLOS e não os ruins...

Estarei sendo "terrorista", como já comentou um leitor num comentário? Ou estarei fazendo uma fria análise dos fatos, como já comentaram vários leitores??

Para sermos GRANDES novamente e até MAIORES do que já fomos um dia, temos que PENSAR GRANDE!! Temos que ter uma mentalidade vencedora e senso crítico apurado!!
A base contratada é boa? Sim, não sou idiota! Mas queremos um ELENCO de verdade!! E tem mais, a torcida quer, precisa E MERECE uma ou duas contratações de peso para a série B!!!

E não só isso, queremos um Presidente, uma diretoria, um técnico e um time que valorize nossas raízes e defenda nossas cores com unhas e dentes! Não é tão difícil, basta se espelhar no que fazemos nas arquibancadas, nas ruas... basta se espelhar na NAÇÃO TRICOLOR!!

Domingo, estarei em PituAÇO, torcendo e vibrando com meu Baêa... mas, de olhos abertos para não ser ludibriado com a política do Pão e Circo, há séculos usada para lidar com as massas...

23 comentários:

Anônimo disse...

comecaram a tremer na base ein?

vai ser mais um ano que vao nadar nadar e morrer na praia!

vcs sao uma piada mesmo! quem manda torcer pro DEFUNTO DE ITINGA?

Pedro Almeida disse...

Sabe porque lutamos?

Porque um dia nós ganhamos do Santos de Pelé e fomos o primeiro Campeão Brasileiro!

Porque fomos o primeiro clube brasileiro na Libertadores!

Porque fomos Bi-Campeões Brasileiros em cima do todo poderoso Inter em pleno Beira-Rio (e até hoje nunca mais repetiram esse feito...)!

Porque temos mais de 40 títulos dessa bosta de Baianão que vcs, só recentemente, ultrapassaram o extinto Ypiranga e levarão 100 anos para nos alcançar)!

E vocês, torcedores do time do Lixão... que história tem para defender??

Anônimo disse...

Concordo com o texto, acho que a euforia dos primeiros jogos deixou em nos uma cegueira temporaria, não conseguiamos perceber os erros do nosso time e principalmente do nosso treinador, digo isso porque em varias ocasiões ele vem escalando o time errado, não entendo Hélton Luis ficar no banco e nem entrar no segundo tempo, porque nosso treinador adora jogar com 4 volantes( imagina se passarmos de fase e enfretarmos o Coxa? Ai so serão zagueiros e volantes)? acorda Gallo sua batata esta assando.
Saudações Tricolores.

Unknown disse...

Ainda falta muito pra chegarmos aonde queremos, mas não estou vendo razão pra tanta preocupação. Afinal , estamos melhores que o vice (que é um time de série A...tsc), montamos esse time em 2 meses e sabemos da qualidade dessa base. Com mais alguns reforços, estaremos representando dignamente a Bahia no Brasileirão da Série A ano que vem.

ST,

Pedro Almeida disse...

O problema, Fernando, que Delson Alcântara percebeu (e que "Ensaio a Cegueira" retratou), foi sobre a histeria coletiva que o início da temporada nos trouxe...

Estávamos eufóricos, desequilibrados pelo desejo ardente de voltar a vencer e, com isso, vendo só o lado positivo. Só estou tentando dar uma sacudida para equilibrar e aguçar nosso senso crítico.

No Campeonato Baiano (que este ano, então, NÃO É PARÂMETRO PRA NADA...), não estamos melhores que Uvice... no máximo, no mesmo nível... eles estão à frente na tabela e nós com um jogo a menos... eles marcaram 08 gols a mais e nós ganhamos deles no confronto direto.. quer dizer, tá equilibrado (como, aliás, já foi no ano passado...).

Mas, como falei no texto, domingo é 100% VUMBÓRA, BAÊÊAAAAA!!!

Euclides Almeida disse...

É o trauma, caro Fernando...
Nosso limite já estourou há muito tempo, não mais tolerância e quando sentimos qualquer sinal de fracasso ficamos apavorados!!!!
Sabemos que o time está se formando agora, mas sabemos também que a hora de chamarmos atenção para os defeitos é agora no Baianão, pois temos que iniciar o Brasileirão TININDO!!!

Pedro,
Sou testemunha que voce já vem alertando para o excesso de cautela de Gallo e para a falta de qualidade dos nossos atacantes... então, não podem dizer que é incoerência sua, muito pelo contrário, voce já vinha falando com o time ganhando. Parabéns pelo texto e pelo desabafo!

Unknown disse...

Sei como é, gato escaldado tem medo de água fria..Vou lhe confessar: Esse time do Bahia tem qualidade pra ser campeão baiano e brigar na CB. Não analiso o time por um jogo, impossível o time jogar bem todos os jogos. Fui a todos os jogos em Pituaçu e deu pra ver que temos qualidae...Tá precisando de reforços ? Claro, e quem disse que não tá ? mas vamos ter paciência, o time vai melhorando na mesma proporção que o din-din vai entrando...

Quem viver verá !

ST,

Unknown disse...

Caro Pedro, parabéns pelo texto.

Concordo que tenhamos passado por uma cegueira temporária, como Delson nominou, mas acredito muito nessa diretoria. Não podemos esquecer que não adianta apenas contratarmos e esquecermos a infra-estrutura, porque afinal de contas a temporada acaba, os jogadores vão embora, mas a estrutura do clube permanece. Dou ainda um ponto de confiança às atitudes de Marcelo filho e Paulo Carneiro.

Fernando, não acho que estejamos melhor que o vitoria. Temos um jogo a menos, é verdade, mas não é garantido que venceremos essa partida. Vejo que o vitoria vem num crescente, enquanto o Bahia estacionou no seu rendimento, principalmente devido à falta de um centro-avante goleador.

Concordo com você quanto a termos uma boa base, MAS SÓ TEMOS ISSO! Não temos peças de reposição, haja vista o jogo do colo-colo, e não temos confiança no time quando um titular se machuca.

Concordo com Pedro quando ele fala de pensarmos grande. Realmente o campeonato baiano é muito pequeno para o Bahia. Temos que pensar, e cobrar, a participação em Libertadores, Série A, disputar com chances de ganhar a Copa do Brasil...

Em suma, temos bons jogadores (Léo Medeiros, os dois Héltons, Leandro, Rubens Cardoso, Marcelo, Alisson, Beto), mas não podemos deixar de cobrar, nem tampouco ter paciência ad eternum...

Taís Martorelli disse...

Sua namorada é bahia...
E os nossos filhos, caso a gente venha a ter...serão Bahêa e Flamengo! heheh!
Amor, não precisava falar de caixão...buá buá!

O Bahêa vai ganhar domingo, estarei lá, com a camisa do meu amorzão que fica enorme em mim...heheh! Torcendo com toda raça e amor!
A brincadeira acabou! Vamos fazer bonito no campo! Está na hora de ganhar e orgulhar nós torcedores do BahêAAA!

Bora BahêAAA!

Anônimo disse...

Concordo com Pedro, parabéns pelo texto.
Acho que, de fato, o time do Bahia está muito mais arrumado do que aquele do ano passado. Reconheço alguma qualidade no time, mas acho que só qualidade não ganha jogo. Futebol é conjunto, entrosamento. Até a qualidade sobresai quando existe conjunto. E acho que o Bahia está começando a vacilar a partir do momento que fica esse troca-troca no time, sem necessidade. A saída de Alisson foi por contusão, tudo bem, mas o resto tem que jogar junto, treinar junto. E se for para mexer, que mexa nas posições mais fragilizadas, como o ataque que insisto em dizer que o tricolor de aço não tem.
Me irrito, de verdade, porque ´já sou gato escaldado com medo de água fria. Me irrito porque não acho que deva existir dificuldades para ganhar de um tal de Potiguar, por mais respeito que tenhamos a eles. Me preocupo porque mesmo no BAVI, eu vi um Vitória que poderia ter decidido o jogo ainda no primeiro tempo, quando nossa defesa proporcionou vários espaços para Jackson e Pida... Me preocupo porque Gallo anda escalando muito volante sem necessidade. Olha o Vitória ai, uma goleada atrás da outra no Baianão (que digo ser Baianinho). Acho que o campeonato baiano não é parâmetro. Qualquer um que jogue um pouquinho se destaca.
É isso... enchemos os cofres do Bahia em apenas 28 dias. Foram um milhão e trezentos mil reais. E deveremos proporcionar muito mais esse mês, pois só no BAVI se espera uma renda bruta de 1.045.000,00, onde o tricolor deverá fatiar 735.000,00.
Logo, acho que a diretoria tem obrigação de nos dar uma resposta. De formar um time que nos faça vibrar de verdade. Um time que volte a proporcionar grandes duelos no cenário nacional, e não engasgar contra um tal de Potiguar.

É isso.
Abração

Anônimo disse...

Revista Placar reputa Vitória como favorito.


A Revista Placar, em sua edição especial Guia 2009, cooca o Vitória entre os favoritos na briga pelo título da Copa do Brasil 2009. Surpreendida no ano passado quando apontou o Vitória entre os prováveis rebaixados no Brasileirão, a edição da revista aprendeu que com o Leão não se brinca. O rubro-negro terminou o Brasileirão na 10.ª colocação e assegurou uma vaga na Copa Sulamericana.

Desta feita a Placar não quis correr o risco de ser surpreendida novamente. Oito equipes são apontadas pela revista como favoritas ao título. Confiram:

Atlético-MG = Classificado como vice-campeão estadual; Melhor colocação: semifinal em 2000 e 2002;
Corínthians-SP - Classificado como 2.º no ranking da CBF; Melhor colocação: Campeão 1995 e 2002;
Flamengo-RJ = Classificado como Campeão estadual; Melhor colocação: Campeão 1990 e 2006;
Fluminense-RJ = Classificado como 11.º no ranking da CBF; Melhor colocação: Campeão 2007;
Internacional-RS = Classificado como 8.º no ranking da CBF; Melhor colocação: Campeão 1992;
Vasco-RJ = Classificado como 3.º no ranking da CBF; Melhor colocação: Vice-campeão 2006;
VITÓRIA = Classificado como Campeão Estadual; Melhor colocação: Semifinal 2004.
Dentre os clubes que correm por fora, a placar nomeou mais oito clubes:

Atlético-PR = Classificado como vice-campeão estadual;
Botafogo-RJ = Classificado como vice-campeão estadual;
Coritiba-PR = Classificado como Campeão estadual;
Goiás-GO = Classificado como vice-campeão estadual;
Figueirense-SC = Classificado como Campeão Estadual;
Juventude-RS = Classificado como vice-campeão estadual;
Náutico-PE = Classificado como vice-campeão estadual;
Paraná-PR = Classificado como 23.º no ranking da CBF.
Quem pode surpreender:

ABC-RN;
Brasiliense-DF;
Ceará-CE;
Fortaleza-CE;
Guarani-SP;
Guaratinguetá-SP
Itinga-BA;
Itumbiara-GO;
Ponte Preta-SP;
Os figurantes: América-MG, América-RN, Americano-RJ, ASA-AL, Atlético-RR, Barras-PI, Campinense-RS, Central-PE, Confiança-SE, Criciúma-SC, Cristal-AP, CSA-AL, Desportiva-ES, Dom Pedro-DF, Fast Club-AM, Flamengo-PI, Icasa-CE, Itabaiana-SE, Mixto-MT, Moto Club-MA, Nacional de Patos-PB, Potiguar-RN, Remo-PA, Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE, Serra-ES, Tupi-MG, União-MT e Vilhena-RO.

Os estreantes: Águia de Marabá-PA, Atlético de Sorocaba-SP, Holanda-AM, Ivinhema-MS, J. Malucelli-PR, Misto-MS e Tocantins-TO.

Por: Michel Silva

Unknown disse...

Ahahhaa!! Favoritos!! O Uvice ÚNICO TIME QUE CONSEGUIU A FAÇANHA DE SER ELIMINADO DUAS VEZES DA COPA DO BRASIL!!! VIVA O BARAÚNAS.

BBMP!!!

OS Uvices REALMENTE NOS AMAM, SÓ VIVEM EM NOSSOS SITES, BLOGS, FÓRUMS, deve ser por que os dela só vivem que vazio que nem seu estádio

Pedro Almeida disse...

Pra você ver como são as coisas...

O Vice de Canabrava chega em 10º lugar no campeonato passado graças ao primeiro turno, pois, no segundo turno chegou na zona de rebaixamento, em 17º lugar e é apontado como favorito...

O Vasco é rebaixado, não chega às finais Cariocas e é apontado como favorito...

Paciência... coisas do futebol...

A propósito... desculpe a memória falha, mas... qual foi mesmo o ano em que o Vitória teve uma revista Placar especial totalmente dedicada a seu título de CAMPEÃO BRASILEIRO??

Taís Martorelli disse...

hahahha...é verdade eu nunca vi!
Para você ver o nível do BahêA, totalmente dedicada...
Não somos qualquer timeco, as nossas duas estrelas mostram isso.
Já o vicetória...

Bora BahêAAA!

Anônimo disse...

Não gosto de falar no vice, mas quando falam da revista Placar e vitoria me recordo de um fato: em 1999 esta supracitada revista fez uma matéria( pequena, de canto de revista diga-se de passagem) sobre o centenário deste clube, o fato é que no mês seguinte a revista teve que se retratar pois tinha errado o escudo do time colocando o escudo do Vitoria de Espírito Santo. Dai vcs tiram a importância que esta revista da aos vices.
Falando de Bahia acho balela essa história de " o objetivo é a série A" o baianinho é obrigação, temos que mudar e e voltar a vencer e tudo começa dentro de casa.
Saudações Tricolores!

Pedro Almeida disse...

Hehehehe!! É isso mesmo, Delson!

Baianinho = obrigação para quem está na fila há 7 loooongos anos!!!

Anônimo disse...

Só sei que não brocamos o Tal do "time de macho" que resolveu endurecer pra cima do Bahia!! Uaahahahhah!!!

Mas aqui em PituAÇO a coisa vai ser diferente e ele vai ver o Caldeirão ferver!!!

Baêa, Baêa minha vida, Baêa meu amoooorrr!!!!!!!!

Carlos disse...

Eu acredito que ta muito cedo para alguma avaliaçao de gallo.Espero q ele aprenda com esse erros q ele tem feito...Agora concordo que o bahia precisa de jogadores de nomes pois com esse time acredito que não suba!!!

Jeremias Cerqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeremias Cerqueira disse...

É completamente compreensível esta preocupação, afinal, a muito tempo o Bahia só descia a ladeira e com os bons resultados do inicio da temporada ficamos um pouco anestesiados.

Acredito que os erros são normais, caso contrário não seriamos humanos, logicamente não somos alienados e devemos cobrar para que erros sejam resolvidos.

Agora um off-topic:

Hoje o Santa Cruz foi goleados e eliminado pelo Americano/RJ dentro casa do Santa.

Anônimo disse...

Vou lembrar a esse anônimo torcedor do time do "aterro" que coloca matéria de revista esportiva como fato concreto que o Juventude,Criciúma ,Sto André e Paulista nunca foram colocados como favoritos a conquista da Copa do Brasil e já foram campeões da CB e mesmo assim não se tornaram time de ponta do futebol brasileiro ,e "se" o clube dele um dia vencer a CB também continuará como um time coadjuvante no cenário nacional pois p/passar a ser reconhecido neste cenário o que vale é vencer o campeonato brasileiro da série A.

Anônimo disse...

Primeiro queria dizer que,empatamos por que perdemos muitos gols e Nen, está batendo cabeça com Rogério Sodré( começo a achar que a fase boa de Rogério na zaga foi por causa de Alisson ).
Segundo, a diretoria está se movimentando e o grupo não está fechado, tanto assim que chegou Evaldo e Alex Terra.
Terceiro, para que esta pressão em cima de Gallo ? Ele tem que fazer testes, e estes testes tem que ser feitos no Baianinho.
Quanto aos 03 volantes usados, pode muito bem serem utilizados por causa da qualidade de Elton e Leo Medeiros.
Só não entendo a não utilização de Helton Luís, já que ele prefere Ananias.
Abraços,

SEMPRE BAHIA

Unknown disse...

Jeremias,

O mais interessante desse jogo do Santa foi o desenrolar dos gols:

O Santa abriu 2 X 0 no primeiro tempo e o Americano virou com 3 gols, depois de 42 minutos do segunto tempo, por um mesmo jogador chamado Kiesa. Final: Santa 2 X 4 Americano/RJ.


Outros resultados fora do normal:

Paraná-PR 1 x 2 Mixto-MT

Com a vitória do Paraná nos pênaltis.

O Grêmio empatou com o Ypiranga dentro do Olímpico pelo campeonato Gaúcho e Celso Roth já está com a corda no pescoço.

Para nossa sorte, o Fluminense do Rio ganhou por 3 X 0 , e talvez alivie a saída de Renê, mas não acho que dure por muito tempo. Gallo é um dos pretendidos.

ST,