terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

UM PESO E DUAS MEDIDAS



Amigos Tricolores,

Um assunto tem tirado o sono de toda uma nação: a capacidade reduzida do novo mando de campo do Esporte Clube Bahia. Depois da tragédia da Fonte Nova, em novembro de 2007, a torcida mais presente em estádio do Brasil tem sofrido demais... o simples prazer de ver seu time jogar ao vivo se tornou algo quase impossível.

O ano de 2008 passou inteirinho sem jogos do Tricolor de Aço em Salvador. As sucessivas paralisações das obras de reforma e ampliação do Estádio Roberto Santos, apelidado de PituAÇO, levaram o torcedor ao desespero, pois aguardava ansiosamente pelo re-encontro com seu time do coração.

Em 2009, apesar das expectativas contrárias, a temporada já começou conturbada: novo embargo do Ministério Público, adiamento do jogo de re-inauguração de quarta para domingo e a redução da capacidade do estádio para apenas 16.000 lugares. Com muita habilidade o "novo" presidente tricolor conseguiu alguns terrenos próximos que foram usados para ampliar o números de vagas de estacionamento e foi liberada a venda de 20.000 ingressos... ainda muito aquém do que foi projetado para o local.
Foto: AGECOM (Róbson Mendes)

Passada a tarde festiva do dia 25 de janeiro, quando o Bahia goleou o Ipitanga por 4 x 0 e a galera tricolor foi ao delírio, o martírio da massa azul, vermelha e branca continuou... Mesmo tendo ocorrido tudo dentro da normalidade, a Prefeitura não liberou o aumento da capacidade do estádio, sob argumentos de que a passarela que estava projetada não havia sido construída e que a segurança dos torcedores estava ameaçada...
Foto: Correio
No segundo jogo do Esquadrão de Aço, milhares de pessoas ficaram do lado de fora sem conseguir ingresso para assistir à partida entre Bahia x Atlético, ou seja, de qualquer forma havia muito mais de 20 mil torcedores no local.
No final de semana seguinte, o clássico BaVi ocorreu no Barradão para 35.000 pessoas em local de acesso muito mais complicado e que provoca muito mais transtornos no trânsito. Além disso, há dias atrás, aconteceu o Festival de Verão em plena Avenida Paralela, mesmo local do Estádio de Pituaçu. No dia do show da atração internacional Alanis Morisete, cerca de 60.000 pessoas estiveram no Parque de Exposições...

A SUCOM, orgão da Prefeitura responsável pela não liberação da capacidade total de Pituaçu, precisa adotar a coerência em suas análises, senão vejamos: Cadê as vagas de estacionamento na Sede do referido orgão que funciona na Avenida Bonocô? E mais... no prédio não há acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência física, além de inúmeros outros itens não atendidos de acordo com suas próprias exigências...

Fica muito claro para todos que está havendo uma imensa má vontade por parte da Prefeitura em relação à nova praça esportiva da cidade... Alguns dizem que é porque o prefeito torce pelo Vitória, outros dizem que isso é briga política da Prefeitura com o Governo Estadual... Pra ser sincero eu não sei dizer qual é o motivo, mas uma coisa eu tenho absoluta certeza: estão adotando DOIS PESOS PARA UMA MEDIDA SÓ.
ATENÇÃO:
Para que a Nação Tricolor possa demonstrar o que pensa, colocamos uma ENQUETE no ar, perguntando:
Por que PituAÇO não está sendo utilizado com sua carga máxima de 32.400 lugares?
Participe, votando na barra lateral do site!

18 comentários:

Anônimo disse...

Na minha concepção, é muita falta de cultura!
São pessoas atrasadas em vários sentidos...
É uma briga política também e juntando a tudo isso, é tordedor(esse lixo de preifeito) do time do aterro sanitário "reciclável" de canabrava.
Acredito sempre na força da nação tricolor, se reivindicarmos isso com união, duvido que não parem com essa perseguição ao nosso amado BAHIA.
Vamos avante esquadrão....ninguém nos vence em vibração....

Bahia, minha VIDA!

Anônimo disse...

òtima matéria, pois penso exatamente igual. Acho que é um misto de tudo: má vontade por haver torcedor do Vitória envolvido, briga política, e o mais importante... INCOMPETÊNCIA. Nada justifica essa redução da carga de ingressos. A torcida do Bahia vai estar lá do mesmo jeito, tentando comprar ingressos. Quem vai impedir o torcedor de ir lá? Só se inventarem um contador de torcedores para ficar nas vias de acesso ao estádio... rsrsrs... brincadeira de mal gosto, viu. Isso é AMADORISMO. E ainda tem radialista ai que é se mostra inocente, querendo culpar os órgão que não entregaram a obra completa.
E claro que existiram falhas na reconstrução do estádio, uma vez que os órgãos competentes deveriam ter feito as onras de acesso viário ao estádio. Mas se não limitar ingressos em outros eventos como festas no wet n'wild e no parque de exposições, se não pode reduzir a carga de ingressos no Barradão, e outras coisas mais, então porque essa atitude é só para PituAÇO?
Isso está errado. Nós torcedores não somos bobos. Alguns elementos da mídia devem perceber que já passou o tempo em que eles manipulavam a opinião das pessoas. Hoje, através da própria internet, muitos já tem acesso à informação de todos os tipos e, portanto, somos capazes de sermos críticos.
E ninguém vai me tirar o direito de criticar de forma negativa aquilo que eu não concordo.
Volto a gritar... SE PODE FESTIVAL DE VERÃO, SE PODE ENSAIOS NO WET N'WILD, SE PODE 35 MIL NO BARRADÃO... TEM QUE PODER 32 MIL NO ESTÁDIO DE PITUAÇÚ. As medidas devem ser iguais para pesoa iguais. (Esse recado é para aqueles que fazem a administração pública e que estão envolvidos com essa decisão na redução da capacidade de Pituaçú.
Bom dia a todos

Anônimo disse...

É Vinícius... concordo em gênero, número e grau. Ontem eu estava ouvindo um programa na radio sociedade, em que o apresentador parece discordar de tudo isso que nós estamos reivindicando. E disse mais... que não adiantava a torcida reclamar. É brincadeira? Pois digo a você que eles são muito inocentes mesmo. Mas não esquente, pois mídia é assim mesmo. Sempre estão envolvidos com elementos políticos e não tem a mesma liberdade da gente para falar mal deles.
Mas continuando, realmente é descabida e desproposital essa medida. Acho que nós temos que bater exaustivamente nessa tecla. Temos que lutar pelos nossos direitos. Ninguém pode nos impedir de irmos lá no estádio, como é que farão esse controle? Devem deixar de brincadeira e liberar logo essa carga máxima. Ou então, como o Vinícius mesmo falou, que se tome a mesma atitude com relação aos outros eventos.
Quer mais transtornos do que aqueles que os moradores do circuito do carnaval sofrem durante 8 dias de Fevereiro?
Por que o Ministério Público não suspende a realização do carnaval? A cidade fica um caos também.
Quando essas rádios fazem festa nos bairros para promover seus projetos, por que ninguém proibe isso? E os transtornos que os moradores sofrem?
Eu moro no centro e já presenciei muitos engarrafamentos nos jogos da Fonte Nova também.
Por ai vai... se eu for ficar enumerando aqui, passo o dia inteiro e mostro por A mais B que não há justificativas para reduzir a capacidade de Pituaçú.

Jeremias Cerqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeremias Cerqueira disse...

Não tive tempo para ler o artigo completo e nem os comentários, logo logo volto pra ler melhor.

Mas, pelo assunto eu já tenho noção do que seja e a questão parece ser de natureza política.

Leiam este artigo aqui:

http://pedeoiti.blogspot.com/2009/02/midiatico-joao-pode-se-dar-mau-hein.html

Anônimo disse...

Ótima matéria, Parabéns! Por tudo que já foi falado aqui reforço a idéia de ser uma questão política sim e não incompetência. É má vontade explícita, picuinhas de um político do quilate desse nosso prefeito. Vou ser repetitiva aceitando a fala do Vinícius aqui, quando diz que pro Manoel Barradas, um estádio de péssimo acesso pode 40 mil pessoas aproximadamente. Pro Festival de Verão, pode diariamente mais de 40mil pessoas em todos os dias.
Agora, pra Pituaçu não pode 32mil pq???? Onde estão os argumentos??? Pode pra uns e pra outro não pq, se todos se localizam na mesma região?
No mínimo, estranho... Um prefeito desse quilate merece nosso repúdio e nossa indignação. E a imprensa? Cadê o papel dela? Lamentável...
Façamos daqui, deste site nossa manifestação legítima, incansável... vamos lutar por isso!!

Anônimo disse...

ô e cade o prestigio de marcelinho com geddel?

Anônimo disse...

Chegou a hora das organizadas - por ter uma maior representatividade - levar faixas manifestando o repúdio da torcida em relação a este procedimento parcial da Prefeitura.
Vou dar uma sugestão e espero que outras apareçam:
JH, CARGA MÁXIMA JÁ NO DOMINGO
CASO CONTRÁRIO VOCÊ NÃO SE ELEGE NEM PARA SÍNDICO

NÃO BRINQUE COM A TORCIDA TRICOLOR

Um abraço!

PS: Já comprei meus ingressos na Casa do Tricolor. As vendas também estão "bombando" na Net. Restam poucos.

Um abraço!

Anônimo disse...

(corrigindo)
Chegou a hora das organizadas - por TEREM uma maior representatividade - levar faixas manifestando o repúdio da torcida em relação a este procedimento parcial da Prefeitura.
Vou dar uma sugestão e espero que outras apareçam:
JH, CARGA MÁXIMA JÁ NO DOMINGO
CASO CONTRÁRIO VOCÊ NÃO SE ELEGE NEM PARA SÍNDICO

NÃO BRINQUE COM A TORCIDA TRICOLOR

Um abraço!

PS: Já comprei meus ingressos na Casa do Tricolor. As vendas também estão "bombando" na Net. Restam poucos.

Jeremias Cerqueira disse...

Não acredito que este seja o caminho correto.

Não vamos nos igualar.

Unknown disse...

Esse blog está de parabéns! Realmente, esse é um veículo em que a TORCIDA PARTICIPA! Parabéns Pedro e Euclides.

Concordo com todos que já se manifestaram. Realmente não há como manter, racionalmente, esse "embargo" à capacidade de PituAço. O estádio é seguro, novo, com excelentes acessos, boas saídas para evacuação do local em caso de acidente etc.

O que ocorre a meu ver, é uma briga muito mais política do que técnica. Acho que aí deve haver uma manifestação mais incisiva da torcida frente a estes políticos.

Será que Geddel vai esperar a aproximação da eleição de governador (que só será em 2010), pra aí sim "conceder" à torcida, a capacidade plena do estádio? ISSO É UM ABSURDO!

Cabe agora ao nosso presidente, utilizar de sua capacidade política, e conseguir a liberação!

Não quero que só liberem a partir do Bavi, quero o recorde de público estabelecido somente pela torcida tricolor!!!

Voltando ao Bavi, alguém aqui tem dúvida de que o vitoria brigou pela mistura das torcidas, somente porque sabia que o estadio deles só enche quando nós vamos? Alguém acha que eles liberaram metade do estádio pro Bahia, somente porque são bonzinhos???

Ah, pra quem interessar possa, no site oficial do Bahia tem um vídeo da preleção para o Bavi, SIMPLESMENTE EMOCIONANTE!

Pedro Almeida disse...

Obrigado a todos pela participação assídua!!

Quero apenas fazer um pedido a vocês: divulguem o BLOG para seus amigos (MSN, lista de e-mails, grupos, orkut) para que possamos dar continuidade a esse trabalho.

Dia 27 de março, em comemoração do 1º ano de vida, colocaremos no ar (se Deus quiser) o PORTAL SEMPRE BAHIA (mais investimentos...) e precisaremos, mais do que nunca, da audiência de vocês e da colaboração de patrocinadores.

Anônimo disse...

32.000 já!!!!!.

Precisamos fazer uma manifestação junto a Prefeitura e mostrar para esses babacas que somos mais fortes do que eles!.

Umbora Bahêêa!!!;

Anônimo disse...

Caro amigo Euclides,

Parabéns mais uma vez pela forma clara, objetiva e inteligenmte com que o SEMPRE BAHIA vem abordando os fatos.

Esta é mais uma demonstração de quanto os políticos desta cidade são parciais, amadores e provincianos, pois além de prejudicarem o Bahia eles desrespeitam a nós contribuintes, e mais estamos no meio do processo de avaliação da FIFA para que Salvador seja uma das sedes para Copa de 2014, será que esta picuinha dos nossos dirigentes ajuda?

ST,

Wellington Rocha

Jeremias Cerqueira disse...

Nunca iremos saber se o que vem acontecendo são obstáculos políticos ou se dirigentes inescrupulosos estão usando de alguma influência política somente com intuito de prejudicar o rival.
Eu sinceramente acredito nas duas opções, unirão o útil ao agradável e bingo!

Sou a favor das Manifestações, desde que sejam completamente pacificas.

Uma coisa no meio disso tudo eu tenho certeza:
Se o Prefeito não fizer nada para o jogo de Domingo ficará claro que ele só tem o intuito de prejudicar o Esporte Clube Bahia.

Então, vamos ver o que vai acontecer até o jogo de Domingo.

Euclides Almeida disse...

Grande Wellington Rocha,
Ouvir elogios de uma pessoa sensata como você é muito gratificante!

Jeremias Cerqueira,
Concordo plenamente contigo, que é mais um leitor que sempre acrescenta coisas boas ao site.

Euclides Almeida disse...

Obrigado mais uma vez a Marcão Tricolor, Vinícius e Mônica pelas citações elogiosas.

Tiago Enrique disse...

Na enquete, a minha opinião é porque João Henrique é torcedor do Vice...