quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

SEM MUITAS MUDANÇAS...



A Associação Bahia Livre nos enviou esse texto cobrando MUDANÇAS DE VERDADE no Esporte Clube Bahia como TRANSPARÊNCIA, ELEIÇÕES DIRETAS, DIVULGAÇÃO DA LISTA DO CONSELHO, etc. etc. etc. Vale a pena ler para que os bons resultados obtidos em campo não escondam os verdadeiros anseios da Nação Tricolor:

TEXTO DA ABL:

Após uma eleição realizada de forma suspeita, vez que é do conhecimento de todos que o colégio eleitoral era viciado, tanto que chegou a ser suspensa por liminar da Justiça, a atual direção do Bahia, que teve o apoio incondicional dos mesmos “eternos” que sempre dominaram e destruíram o Bahia, apresentou um pequeno sopro de mudança com a reformulação do departamento de futebol (que, diga-se de passagem, tem apresentado bons resultados). Porém, os eternos vícios da falta de transparência e cerceamento da participação dos torcedores na vida do Clube continuam como dantes.

A eleição para o Conselho Deliberativo ocorreu em 06/01/09. Durante a eleição, algumas listas apareceram e sumiram... voltando a aparecer depois com alterações nos nomes, ficando proibida pelo presidente do Conselho Sr. Ruy Aciolly qualquer cópia ou fotografia das listas que apareciam e sumiam. Contrariando o estatuto do Clube, o Sr. Ruy Aciolly foi renomeado presidente do Conselho sem eleição com a participação dos conselheiros recém eleitos.

Já na condição de presidente “eleito”, o Sr. Ruy Aciolly prometeu para os presentes que, no dia seguinte, publicaria no site oficial a lista dos conselheiros. Porém, já se vão mais de 40 dias sem a divulgação da relação dos conselheiros eleitos.

Será que teremos que esperar até dezembro de 2011, às vésperas da eleição para presidente, para conhecermos quem são os conselheiros? Será que a lista terá os nomes que foram realmente eleitos? Ou será que continuaremos com a ETERNA falta de transparência e eleições arrumadas às escuras?

O novo plano de Marketing apresentado contém avanços e, se bem aplicado, deverá trazer muitos benefícios ao Clube. Mas como fica a participação do sócio patrimonial? Esse foi completamente renegado pela atual administração, que prometeu a reforma do estatuto com eleições diretas em 2011 para antes de carnaval e até agora continua omissa sobre este assunto.

O “Programa Bora Bahêa” não oferece nenhum benefício ao sócio patrimonial que, além de ser dono do clube, já contribui mensalmente há anos sem receber um único benefício. Como está o quadro social do clube? Qual o plano para captação de novos sócios? Onde está o vice-presidente social previsto no estatuto?

É um enorme contra-senso que participantes de programas de marketing tenham direito a diversos benefícios e até lugar reservado no estádio de Pituaçu e os sócios patrimoniais sejam tratados como se nenhuma importância tivessem. É o ETERNO fechamento do clube que, durante três décadas, maculou uma história de glórias e conquistas.

Infelizmente, parece que a história está se repetindo, pois em 1998 o clube fechou um contrato nebuloso com um banco apresentando resultados imediatos, com a contratação de um bom time, mas depois afundamos e ficamos piores que antes do tal “clube-empresa”.

As reformas e mudanças têm que ser estruturais e não apenas na embalagem. De que adianta um novo site, TV e rádio se não apresentar com transparência as informações que o torcedor deseja? De que adianta o plano de torcedor fiel se ele não pode votar para presidente? Não se vê mudanças na administração do Clube, apenas ações pontuais que tendem a manter as coisas como sempre foram.

A direção do Bahia deve à torcida transparência com a urgente divulgação da lista de conselheiros, valorização do quadro associativo e reforma dos estatutos já.

ASSOCIAÇÃO BAHIA LIVRE

ATENÇÃO TORCIDA TRICOLOR,
O Site SEMPRE BAHIA tem este espaço para sua participação. A Coluna FALA BAHIA é democrática, onde todas as correntes de pensamento podem opinar, desde que não existam ofensas pessoais e haja um mínimo de respeito e decência nas entrelinhas, além de ser um texto interessante, é claro!
Vamos lá, estamos aguardando seu texto, mande pra gente no endereço semprebahia@semprebahia.com e escreva no corpo da mensagem: "Autorizo a publicação desse texto na Coluna Fala Bahia do site SEMPREBAHIA.COM". O texto deve ter, no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaço) e estará sujeito à nossa edição.

5 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita a posição da ABL, não podemos perder de vista o mais importante objetivo de todo tricolor, que é ter voz de verdade na vida de nosso clube,em virtude de resultados satisfatórios em campo, que podem ser apenas temporários, se não mudar-mos o nosso Bahia de verdade

Anônimo disse...

vamos cobrar as eleições diretas

Jeremias Cerqueira disse...

As mudanças mais profundas são necessárias e tenho certeza não serão esquecidas.

Anônimo disse...

Tem muita gente dizendo que a torcida do Bahia está eufórica, mas estamos de olho.
Paulo Carneiro falou que a folha de pagamento do Bahia é de 1 milhão e duzentos mil reais. Dias antes, uma rádio de Salvador tinha divulgado 800 mil reis. Será que essa mudança é porque a torcida rendeu ao clube mais de um milhão de reais em 20 dias... será que já é justificativa para o uso do dinheiro, para que nós não cobremos um time melhor e tal.
Uma coisa eu sei: não vamos aceitar o discurso de que falta dinheiro no clube, caso o público continue a prestigiar o time. Estou de olho. Gosto do time, mais competitivo, mas tbm quero transparência na administração.
PC, Marcelinho Guimarães, Rui Acioli e tantos outros estão na nossa mira. Não pensem que estamos cegos.
Estamos observando tudo.

Moura disse...

A torcida tricolor deve ficar de ôlho, embora a gestão do futebol tenha melhorado sensivelmente, não podemos esquecer os outros setores do clube principalmente o Administrativo onde a TRANSPARÊNCIA é fundamental para que o torcedor confie nos atuais administradores.