sábado, 21 de fevereiro de 2009

QUEM VIVEU... NÃO ESQUECE!!!!!



Amigos Tricolores,

Tenho muito orgulho em dizer que vivi intensamente a conquista mais importante da história do Esporte Clube Bahia: o Título do Campeonato Brasileiro de 1988. Acompanhei tudo de perto, pois frequentava a Fonte Nova assiduamente... Aliás, ir ao Estádio Octávio Mangabeira ver meu Bahêa jogar sempre foi rotina em minha vida, desde muito pequeno, na companhia de meu irmão e de meu pai.

Bem, mesmo tendo apenas 14 anos na época, eu já acompanhava tudo sobre meu clube. Conhecia os jogadores, o técnico, sabia a escalação do time, pois ficava ligado em todas as notícias sobre o tricolor, fossem elas em jornais, revistas, TV´s ou rádio (ah, se já tivesse internet nesse tempo!!!!).

Me lembro muito bem que o Bahia já vinha montando grande times nos anos que antecederam o título de 88... Em 1986, por exemplo, uma verdadeira seleção foi formada com craques como Zanata, Estevam, Bobô, Cláudio Adão, Zé Carlos e Cia... tanto é que o time ficou em 5º lugar no Campeonato Brasileiro do ano. Esse elenco serviu de base para o time de 88, portanto não foi nenhuma grande surpresa termos montado um time tão bom (é claro que ninguém sonhava tão alto assim).

Estive presente em diversas partidas na campanha do título, mas as lembranças mais fortes encontram-se nas finais, já disputadas em fevereiro de 1989. Para rechear um pouco mais a matéria, coloquei imagens dos ingressos dos jogos da fase decisiva, que guardo até hoje com muito carinho...

QUARTAS DE FINAL
BAHIA 0 x 0 SPORT
Público: 52.429 pagantes



O que mais me recordo desse jogo é que foi muito difícil e que RONALDO teve grande destaque, fechando o gol tricolor... Ao final da partida, com a classificação para a semi-final garantida, a ficha caiu... estávamos entre os quatro melhores do Brasil e sonhar não custava nada!!!!

SEMI-FINAL
BAHIA 2 x 1 FLUMINENSE/ RJ
Público: 110.438 pagantes



Essa partida foi demais!!!!!

Foi uma verdadeira loucura, mais de 110 mil pagantes (fora a evasão de renda) estavam dentro da Fonte Nova. Lembro-me bem que chegamos bem cedo (eu, meu irmão e meu pai) para garantirmos um bom lugar e conseguimos: ficamos na direção do meio do campo, no anel superior.

No momento em que o jogo começou, já estávamos completamente espremidos pela multidão (quando um levantava não conseguia sentar mais)... além de estarmos expostos a um sol escaldante, há horas... mas, mesmo assim estava tudo bom, valia muito a pena estar lá...

Uma outra coisa marcou nesse jogo: o SILÊNCIO insuportável que aconteceu quando o Fluminense marcou o primeiro gol. Nunca vi nada parecido, nem em enterro escutei (ou melhor, deixei de escutar) algo parecido... até porque havia mais de 110 mil pessoas no local...

A sorte é que o silêncio não durou muito. Pouco tempo após o baque sofrido, a torcida reagiu ao gritos de: É TRICOLOR, É TRICOLOR, OLÊ, OLÊ, OLÊ!!!! que só foram interrompidos nos gols tricolores.

Com tanta motivação gerada pela imensa Nação Tricolor e com o belo futebol apresentado em campo, a virada era inevitável: Bahia 2x1 e o sonho virava realidade: estávamos garantidos na Final do Brasileirão.

Foi emocionante demais ver aquela multidão saindo do estádio cantando sem parar...

FINAL
BAHIA 2 x 1 INTERNACIONAL/ RS
Público: 90.502 pagantes



Para alívio geral, alguém com um mínimo de sensatez mandou reduzir a carga de ingressos para a Grande Final diante dos gaúchos. "Só" foram disponibilizados cerca de 90.000 entradas e ainda foi liberada a transmissão pela TV, ao vivo, para toda a cidade de Salvador... tudo para evitar uma tragédia, que por sorte não ocorreu no jogo anterior...

A partida teve o mesmo tempero da semi-final: estádio lotado, eu, meu pai e meu irmão juntos na arquibancada da Fonte, silêncio no 1º gol sofrido, virada tricolor, placar: 2 x 1 e os mesmos gritos vibrantes de É TRICOLOR, É TRICOLOR, OLÊ, OLÊ, OLÊ!!!!

A emoção era fantástica! Eu não conseguia acreditar que estávamos tão pertos de conquistar o Brasil...

Depois disso... o Bahia partiu para a capital gaúcha...

FINAL
INTERNACIONAL/ RS 0 x 0 BAHIA
No dia do GRANDE JOGO DA FINAL foi aquela expectativa... quando acordei fui logo na banca de revistas para comprar o jornal A TARDE, que veio com três fitinhas do Senhor do Bonfim e a orientação para o torcedor fazer os três pedidos: QUE O BAHIA SEJA CAMPEÃO, QUE O BAHIA SEJA CAMPEÃO, QUE O BAHIA SEJA CAMPEÃO...

Assisti o jogo pela TV e, como todo torcedor, fiquei muito ansioso... aquele 0x0 foi de matar!!!!! Até hoje, quando assisto o taipe da partida ainda fico nervoso, rezando para não tomar nenhum gol, com medo daquele dia ter sido um sonho... Mas, GRAÇAS A DEUS FOI MUITO REAL!

Nossa História ninguém muda:
O BAHIA É BI-CAMPEÃO BRASILEIRO.



HOMENAGEM
Meus amigos tricolores, peço licença a todos para prestar uma JUSTA E VERDADEIRA HOMENAGEM. Dedico esse post a uma pessoa que não se encontra mais em nosso convívio, o meu amigo de infância ROGÉRIO MELO MEIRELES, um tricolor fanático que se orgulhava de mostrar TODOS OS INGRESSOS DA CAMPANHA DE 88.

0 comentários: