quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUEM É O CAMPEÃO DOS CAMPEÕES ?



Amigos Tricolores,

Vejam que legal esse e-mail que recebemos do leitor DOUGLAS CARVALHO que, depois dessa, entrou na categoria dos COLABORADORES do SEMPRE BAHIA.

"Estava relendo reportagens sobre o movimento que Santos e Palmeiras estão liderando para que a CBF reconheça como “nacionais” os títulos conquistados nos torneios envolvendo clubes de todo o País, anteriores a 71 (o que trará justiça aos que iniciaram a luta por títulos nacionais, sacramentará nossa primeira estrela e detonará o mais ignóbil dos argumentos dos adversários vice-dos-vices), quando lembrei que do título de 59 surgiu a expressão “Campeão dos Campeões” – a competição era entre os campeões estaduais – e lembrei, também, do jogo Master. Master?


Foto do meu Master, sobre uma camisa do Campeão dos Campeões

Para quem não conhece, o Master era um jogo de perguntas e respostas que a Grow produzia até há algum tempo (tentei pesquisar há quanto tempo, mas não achei a informação). O Master tinha mais de 5400 perguntas, divididas em temas (Geografia, História Natural etc. etc. e Esportes) e que eram dispostas em cartelinhas, cujo verso trazia as respostas. E "quico?"

Bem, uma das cartelas traz a pergunta “Quem é o campeão dos campeões?”, e o verso traz a resposta óbvia: Esporte Clube Bahia!

Clique na imagem para ampliá-la

Como era de se esperar, esta pergunta está numa das cartelas consideradas de fácil resposta... Acho que até serve como evidência para o processo de reconhecimento dos títulos pré-71!

Em minhas viagens por Brasília e São Paulo, para testar o conhecimento dos torcedores de São Paulo, Corinthians, Flamengo, Vasco, Grêmio, Internacional etc. (pois é, em Brasília ninguém torce por time de lá mesmo...), perguntei quem é o campeão dos campeões e citei o jogo. Alguns ficaram indignados (ora, o meu time é o campeão dos campeões, disse um deles), outros com cara de "pôxa-essa-eu-não-sabia", mas todos reconheceram que o título e a alcunha são justos.

No site da Grow não se encontra nada sobre esse jogo, mas tem um tal de Master Júnior, com apenas 2000 perguntas e voltado a recém-adolescentes. Quem tiver um Master, confira! Quem não tiver, arrume um! Todo tricolor deveria ter um... Eu não vendo o meu!"

Um abraço,

Douglas Carvalho
Leitor do SEMPRE BAHIA

ATENÇÃO TORCIDA TRICOLOR,
O Site SEMPRE BAHIA tem este espaço para sua participação. A Coluna FALA BAHIA é democrática, onde todas as correntes de pensamento podem opinar, desde que não existam ofensas pessoais e haja um mínimo de respeito e decência nas entrelinhas, além de ser um texto interessante, é claro!Vamos lá, estamos aguardando seu texto, mande pra gente no endereço semprebahia@semprebahia.com e escreva no corpo da mensagem: "Autorizo a publicação desse texto na Coluna Fala Bahia do site SEMPREBAHIA.COM". O texto deve ter, no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaço) e estará sujeito à nossa edição.

11 comentários:

Anônimo disse...

o bahia é foda

Anônimo disse...

Bacana! Euclides, tava também esperando acabar esse carnaval e gritar é campeão!

Anônimo disse...

quem ta ai pra porra de titulo de 59, é cada uma, eu olho sempre pra frente, pro futuro e não ficar mendigando porra de titulo na cbf

Anônimo disse...

não é questão de mendigar. é questão de reconhecimento pela grande conquista. voce não gosta de ser reconhecido pelo que fez?

Anônimo disse...

Se foi ou não reconhecido paciencia, so não podemos ficar nessa ladainha, coisa ridicula, ninguem considera ou da valor aquele titulo de 59, é igual ao torneio da uva do Vitoria, ou as taças maria quiterias que tinham aqui

Anônimo disse...

Concordo, o campeonato brasileiro começou a partir de 1971, antes disso é choro de bezerro desmamado, somos sim campeões brasuileiros de 88 e isso ninguem tira

Jeremias Cerqueira disse...

Não importa se dão valor ou não.
EU DOU VALOR E QUERO MINHA PORRA!

Título de 59 e 88!

Anônimo disse...

aquele leitor nojentinho torcedor do vice disfarçado está de volta querendo tumultuar. Mas, aqui ele se ferra. que ridículo comparar a taça brasil com o torneio da uva, kkkkkk

Anônimo disse...

Falou tudo meu velho, isso é típico de torcedor do vice...tentando desvalorizar o nosso 1º pelo título, a nossa 1ª participação na LIVERTADORES DAS AMÉRICAS...é obrigação dessa cbf SULISTA reconhecer o nosso título!
Parabéns Douglas Carvalho!

Somos CAMPEÃO DOS CAMPEÕES PORRA!!!


MORRAM SOFREDORES DO VICE...120 ANOS E NADA!!!

Anônimo disse...

O título de 1959 foi o passaporte para o tricolor ser o 1º clube brasileiro a participar de uma Libertadores. Como não tem valor?

Esse comentário deve ser de uma "testemunha do uvice", gente que se preocupa muito com o Bahêa, razão pela qual não vai a lugar algum.
Eu jamais acesso qualquer blog relativo ao time do lixo.

ST e BBMP!!!

Anônimo disse...

Olá

Gostaria que você conhecesse a Carteira de Tricolor Baiano, um produto que acabou de ser lançado pela Matrix Editora. É uma paródia de uma Carteira de Trabalho tradicional, inclusive em seu formato, apresentando a estampa do Ministério da Bola e da Secretaria de Relacionamentos Futebolísticos.
A Carteira de Tricolor Baiano possui a Declaração Universal dos Direitos do Torcedor Apaixonado pelo Time, espaço para registrar os principais jogos assistidos, nome do maior ídolo, o gol inesquecível, entre outras particularidades futebolísticas.
Uma ótima sugestão de registro de fatos importantes da equipe e presente para quem não perde uma partida do time do coração.


Carteira de Tricolor Baiano
Preço- R$ 8,00

Outras informações
Matrix Editora: Lenita ou Paulo
11 3873-2062 / 9104-4471
ou pelo e-mail imprensa@matrixeditora.com.br