terça-feira, 14 de outubro de 2008

FUTEBOL GOL

Em mais uma super rodada de café expresso, eu, Ramalho e Euclides estávamos discutindo sobre melhorias no futebol brasileiro.

A regra dos 6 segundos, por exemplo, deu um grande dinamismo ao futebol, evitando as famosas ceras.

Se a gente pegar um VT de um jogo qualquer antes da regra, nooooossa... era um tal de atrasar pro goleiro, o goleiro se jogava no chão, rolava, levantava, passava uma meia hora com a bola na mão...

Bom, lá pela 3ª rodada, minha cabeça já estava a mil por hora, as idéias eram tantas que passavam zunindo... num dado momento, Ramalho disse:

- Por mais que Parreira, afirme que o gol é apenas um detalhe, pra mim é a coisa mais importante do futebol!

- Com certeza - respondi e emendei - ainda que os técnicos do mundo inteiro estejam numa de “futebol de resultado, concordo com você!

Foi quando aquela sapiência em forma de clone de Jacques Wagner disse:

- A FIFA deveria criar a REGRA DO GOL, que seria o seguinte:

  • Vitória por 2 ou mais gols de diferença: 3 PONTOS;
  • Vitória simples: 2 PONTOS;
  • Empate com gols: 1 PONTO;
  • Empate sem gols (zero-a-zero): 0 PONTO

Olha, na hora pensei em suspender a quarta rodada de café, mas... refleti por um instante (um milionésimo de segundo, já que tinha mais cafeína que hemácias no meu sangue) e percebi ali, naquele descontraído bate-papo de maníacos por futebol, poderia estar nascendo uma nova era... a ERA DO FUTEBOL GOL!!

Lembrei também da época do Pelé, quando era comum o Santos dar de 8x2, 6x1... mas hora... com o Pelé conta?

Bem, voltando à reunião, Euclides, já entusiasmado, dizia:

- Escreve aí, man!! Isso tem que ser compartilhado com os leitores do SEMPREBAHIA!

É, pessoal... depois das mil bolas ao redor do campo e da punição à cera... como seria o nosso adorado futebol com uma regra dessas?

12 comentários:

Anônimo disse...

Discordo. Futebol ja tem regras demais. A marcaçao tb faz parte do jogo. O que tem que parar com urgencia é com essa viadagem de ficar denunciando jogador no STJD. Uma verdadeira palhaçada. Qualquer faltinha vai pra la e resulta em suspensao. Ridiculo. Futebol é esporte de contato. Isso ai so da margem a robalheira.

Euclides Almeida disse...

É isso mesmo, Pedrão!
O nosso papo (eu voce e meu pai) girou em torno do OBJETIVO do futebol, que é o GOL. Então, as regras deveriam incentivar a maior quantidade de gols em uma partida...
Quanto ao anônimo acima, que deve ser fã de Dunga, Parreira e Zagalo, é claro que a marcação faz parte do jogo... mas, a torcida gosta é de ver gols, golaços, dribles, craques, ídolos... é isso que movimenta o futebol e estão acabando com a melhor parte do espetáculo!

Pedro Almeida disse...

Caro anônimo... não fique triste... caso essa nova regra fosse implementada, seu time poderia continuar empatando, sem problema.

Apenas teria que fazer um esforço hercúleo de, mesmo contra a vontade, marcar, ao menos um singelo golzinho (de pênalti, se for o caso) pra não ficar com 0 (ZERO) ponto na tabela!! uahauhauahauah

Concordo que essas histórias de suspender jogador por 120 dias por besteira é viadagem, sim!!!!

Obrigado pela participação! Concordando ou discordando, o bom é ter vcs aqui, sempre participando da discussão!!

E, Euclides... é GOL NELES!!

Anônimo disse...

A FIFA é muito careta e reluta muito em mudar as regras do futebol. Mas, é algo que pode e deve ser discutido sim. Lembro quando implementaram a vitória por 3 pontos como mudou o futebol.

Anônimo disse...

Pra mim o time só ganharia 3 pontos se desse goleada

FUTEBOL BAIANO disse...

Se as rodadas fossem de cerveja no lugar do café Expresso Arábico não esqueceriam da necessidade da mudança da regra do impedimento que daria uma dinâmica maior do futebol. (rs)

Pedro se não me engano algo bem parecido já foi tentado acerca da atribuição dos pontos, acho que no ano que o Bahia foi campeão a Vitória simples era contabilizado apenas 2 pontos, penso, acho, não tenho certeza

Euclides Almeida disse...

humm...bem lembrado Dalmo!
Não foi igual, foi parecido.
Em 1988, ano mágico para o Bahia, o vencedor de cada jogo ganhava 3 pts, em empate era um ponto para cada e os times disputavam em cobranças de penaltis mais um ponto... Mas, não era nada relacionado ao número de gols.

Anônimo disse...

tá aí, a pior regra do futebol (o impedimento). Meu caro técnico, se vc nao quer levar gol de um banherista, se vire para posicionar seus zagueiros. Essas linhas burras são a escória do futebol. Abaixo ao impedimento

Anônimo disse...

Outra grande bandeira para melhorar o futebol: acabar com o impedimento! Só dá confusão

Anônimo disse...

Ou melhor... impedimento só na região da grande área. Seria traçada uma linha nas laterais da grande área até a linha lateral do campo. Portando só naquela região seria caracterizado o impedimento.
E ainda... aumentar o tamanho do gol.

Anônimo disse...

Mais uma... cobrança de falta sem barreira, como no Futebol de Areia.

Anônimo disse...

a alegria do futebol com certeza é o gol,sem a porcaria do impedimento ficaria muito mais dinâmico e cheio de gols.


Roberto