O SEMPRE BAHIA quer lançar um debate sobre uma questão que promete ser polêmica: o Estádio de Pituaçu pode ser usado como moeda de troca para que o Esporte Clube Bahia passe a ter eleições diretas ?
Segundo fontes extra-oficiais, o Governador Jacques Wágner estaria com a idéia de exigir que os times que pretendessem jogar em Pituaçu, adequassem seus estatutos de forma a permitir que os sócios elejam seu presidente. Especula-se que os Assessores do Governo estariam analisando a viabilidade da questão.
Se não houver nenhum impedimento legal, essa pode ser a maior oportunidade de mudança da história do Esporte Clube Bahia, pois sem a Fonte Nova e sem Pituaçu, por muito tempo, a situação do clube ficaria insustentável. Os atuais dirigentes ficariam sem saída e teriam que atender ao apelo da imensa maioria da torcida tricolor.
Alguns acham que o Estado não deve interferir em questões internas de um clube de futebol e que essa atitude seria absurda. Outros defendem que o Bahia está sendo tratado por um pequeno grupo como se fosse propriedade particular, quando na verdade o time é de domínio público, é propriedade de sua torcida, é do povo.
E vocês, o que acham?
Nós, do SEMPRE BAHIA, não ficamos em cima do muro e defendemos que, dentro da legalidade, qualquer atitude é válida para transformar o BAHIA num clube democrático, pois essa é a única forma de voltarmos a vibrar com nosso time que sempre foi chamado de ESQUADRÃO DE AÇO.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
PITUAÇU x ELEIÇÕES DIRETAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)

17 comentários:
Eu nao acho... Eu tenho CERTEZA de que essa é a única solução a curto prazo para se democratizar o Bahia, que é a única soluçao para sairmos dessa crise.
Inclusive, deveriamos pressionar o governo para que isso realmente aconteça. Vai ser chato ficar um tempo sem ver o tricolor, mas nao sejamos egoistas... Pensem nos futuros tricolores, que sao cada vez mais raros...
O estado, realmente nao deve interferir nas instituições privadas, mas o estado pode sim colocar os seus requisitos para que usem o seu patrimonio... Nao vejo óbice para tanto... O estado deve privar por instituições democraticas e nao deve beneficiar grupos autoritarios como essa corja que está ai...
É hora de mobilizarmos...
Concordo sim com essa medida...se realmente for implementada,que a torcida se associe ao clube,para transformar esse grande clube brasileiro na potencia que merece ser.Abraços.
Taí algo que se vier abre uma oportunidade maior para outros tentarem administrar o Bahia. Não sei se isso é legal, mas até torço para que isso seja possível, só acho que é um precedente muito forte, colocar o estado e seus políticos a definirem até isso, mas se é para o bem de todos e felicidade geral dos baianos, eu aprovo.
Só assim pode ser que o Bahia saia da inércia e deixe de depender do estado e busque um parceiro para finalmente construir sua própria Arena, quem sabe!
Estamos organizando um abaixo assinado conjunto, que recolherá assinaturas em pontos estratégicos de Salvador e no estádio de Feira durantes os jogos do BAHIA, também existe a versão online do abaixo assinado aqui: http://www.petitiononline.com/ecb1988/petition.html
Comentários no orkut aqui:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=57580&tid=5205395909161868810
Concordo com o que foi dito pelo anônimo (29 de Maio de 2008 12:43)
"essa é a única solução a curto prazo para se democratizar o Bahia, que é a única soluçao para sairmos dessa crise. "
"O estado, realmente nao deve interferir nas instituições privadas, mas o estado pode sim colocar os seus requisitos para que usem o seu patrimonio... Nao vejo óbice para tanto... O estado deve privar por instituições democraticas e nao deve beneficiar grupos autoritarios como essa corja que está ai..."
ST!
Estamos organizando um abaixo assinado conjunto, que recolherá assinaturas em pontos estratégicos de Salvador e no estádio de Feira durantes os jogos do BAHIA, também existe a versão online do abaixo assinado aqui: http://www.petitiononline.com/ecb1988/petition.html
Comentários no orkut aqui:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=57580&tid=5205395909161868810
Concordo com o que foi dito pelo anônimo (29 de Maio de 2008 12:43)
"essa é a única solução a curto prazo para se democratizar o Bahia, que é a única soluçao para sairmos dessa crise. "
"O estado, realmente nao deve interferir nas instituições privadas, mas o estado pode sim colocar os seus requisitos para que usem o seu patrimonio... Nao vejo óbice para tanto... O estado deve privar por instituições democraticas e nao deve beneficiar grupos autoritarios como essa corja que está ai..."
ST!
O governador Wagner está bem assessorado quando o quesito é combater a ditadura no esporte Clube Bahia. Essa é uma grande sacada que até então ninguém havia se atentado. Com certeza os advogados do Bahia estão a essa altura estudando para vê se isso é possível. Se for possível, a torcida do Bahia tem que ter paciência e entender que o remédio pode ser amargo, mas tem que ser tomado. Todas as forma de minar essa diretoria para que ela torne o bahia democrático é válida.
O Bahia é uma associação privada, mas de interesse PÚBLICO. Basta ler o o Estatudo do Torcedor e o Código do Consumidor. O Estado, não está interferindo diretamenta do clube, mas tão somente colocando algumas diretrizes bázicas, uma moldura, para que os clubes que atenderem a estas exigências poderem usufruir de Pituaçu. O Bahia pode continuar jogando no Barradão, em Feria e etc que o Estado não pode mexer em seus Estatutos.
Um debate é sempre algo enriquecedor...já aprendi tanto lendo o post e os comentários que estou mais confiante na possibilidade de tirar essa "corja" do poder.
podem apostar que maracaja e quadrilha não vão jogar em pituaçu , o joia da princesa vira "nosso" estadio.. vamos virar , de verdade, o bahia de feira (alguem aí se lembra?). fora maracaja e quadrilha!!!! jorge britto
eu confesso q estou cheio de espectativa e esperanca, para q essa noticia se concretise, pois ñ guento mas meu Bahia nas mãos dessa atual direitoria.
Rapaz, será que já é unanimidade o sentimento de tirar os atuais dirigentes? Não vi um comentário contrário...
Diretas já de qualquer maneira e urgente.
Acredito que não, O Bahia é muito grande e não merece ser barganhado, acho que nós torcedores, o governo enfim, devemos precionar para eleições diretas.
Creio que o Governo pode impor restrições sim;
Fazer com que o time se enquadre no estatuto do torcedor.
Tornar o clube mais democrático;
Caro Euclides, estou aqui para engrossar a corrente da moralidade. Não entendo da parte jurídica, afinal não é essa a minha formação, portanto, não sei se o Estado pode fazer este tipo de restrição ao uso de um bem público, mas se eu tivesse o poder de legislar ou julgar a licitude de alguma medida, procuraria estar sempre incentivando a democracia, mesmo que para isto seja preciso a utilização do Poder de Império(atributo estatal). Como torcedor, agora passional, eu diria que o Governo precisa cuidar do que é do povo, e o Bahia é patrimônio histórico do nosso Estado, a Bahia é azul, vermelha e branca, é só olhar a bandeira, ou seja, a Bahia é Bahia.
Cheguei aqui através do Blog do amigo Dalmo Carrera. Saudações tricolores
Caro Fábio Luís,
Voce é mais um a abrilhantar esse espaço democrático. Concordo com o que disse e lhe convido a retornar mais vezes...
Repito aqui o que escrevi em outro BLOG…….
Essa possibilidade em condicionar a cessão do estádio a eleição direta no Bahia está (va) parecendo com aquele escândalo de 86 envolvendo o empresário Mário Garnero e famigerado ACM que usando de artifícios supostamente legais pressionou o Mário a transferi o controle acionário da NEC a Roberto Marinho e depois disso todos sabemos o que aconteceu. Dizia também que os objetivos do governo Wagner me parecia bem diferente, mas a modalidade de pressão é a mesma (sendo isto verdade).
Hoje a coisa mudou de figura,
Pelo que li a estratégia de pressionar o Bahia a rever seus estatutos me parece dentro da legalidade, afinal o património é público e sua cessão para a iniciativa privada ainda de forma de arrendamento tem que obedecer certas regras de quem cede, acho legítimo e primordial mesmo que isto não envolvesse o Bahia. Vamos para frente, penso que qualquer luz que apareça deve ser comemorada e incentivada por todos nós tricolores, que hoje andamos desbotados pelas sucessivas humilhações que somos submetidos por essa administração representante do atraso que se instalou no Bahia
Parabéns Euclides pelo BLOG e sucesso, Obrigado Fábio pela referencia
Postar um comentário