quinta-feira, 24 de julho de 2008

PRECISAMOS DE UM LÍDER



Amigos Tricolores,

O Esporte Clube Bahia é o único time brasileiro a ter passado por tantos fracassos e decepções (como três rebaixamentos e dois anos na Série C), em tão pouco tempo, sem ter sofrido mudanças. Todos os outros grandes clubes que foram rebaixados, como Atlético/ MG, Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Corinthians e Fluminense sofreram modificações em sua estrutura administrativa, aprenderam com os erros do passado e ressucitaram das cinzas.

Comparando com nosso Esporte Clube Bahia e botando a cachola pra funcionar só um pouquinho, dá pra perceber que um dos motivos para o continuísmo tricolor é a falta de uma liderança na oposição do clube. Não temos um nome forte capaz de enfrentar os atuais dirigentes, capaz de reunir, em torno de si, colaboradores para re-erguer o Esquadrão de Aço. Bom, mas um líder não surge da noite pro dia, as oposições estão se organizando e isso ocorrerá naturalmente... Tudo bem, é verdade, mas não há mal nenhum em dar uma forcinha para o destino... Vamos começar a pensar, discutir e sugerir nomes? Não custa nada.

Vou dar o pontapé inicial lançando essa discussão no ar...

Conclamo a NAÇÃO TRICOLOR para participar desse debate mandando sugestões nos comentários desse post. Diversos nomes importantes podem surgir e depois, através de enquete, podemos definir a pessoa capaz de exercer esse papel motivador de líder.

25 comentários:

Anônimo disse...

RICARDO CHAVES. O cara é Bahia, é oposição, não precisa roubar e é conhecido.

Anônimo disse...

Existem pessoas com suas qualidades e experiências que poderiam somar quando unidas, até porque líderes não são forjados. O exemplo mais recente no nosso país de "líder" foi Collor, um figura criada pela Globo. É preciso que as lideranças sejam capazes de captar o porvir, e também de saber lídar com o passado. Edmilson Gouveia, o pinto, é para mim a pessoa que representa a melhor veia oposicionista, no melhor sentido de oposição. Edmilson Gouveia declarou que não quer assumir a presidência do clube. Mas é a pessoa capaz de aglutinar e ao mesmo tempo de manter-se íntegro com o clube e sua torcida.

Unknown disse...

Temos Bobô, Fernando Jorge, Samuel Celestino, Jaques Wagner, Nelson Pelegrino, ACM Neto, ACM Jr., Virgílio Elísio, Bell Marques, Bob Fernandes, uma infinidade de nomes. O que falta é um deles dse habilitar...

Anônimo disse...

Esse debate vai pegar fogo!!!!!!
Pra mim pode ser Bell do Chiclete, Caetano ou Gil. Brincadeira!!!!
Pra mim tem que ser Edmundo Pedreira Franco.

Anônimo disse...

O mais preparado e capaz é virgilio elisio.Formação em planejamento e conhece toda estrutura da CBF.

IGOR PESSÔA disse...

ótima iniciativa de começarmos a discutir sobre a sucessão. de alguém que possa realmente unir a torcida e o clube e fazer do Bahia grande. o atual estatuto prevê carência p ser votado de 3 anos p sócio patrimonial e 5 anos p sócio contribuinte. O negócio é algum destes fortes nomes elencados pela galera já estar com a carência passada ou a assembléia geral mudar essa parada. a torcida tem q se associar em massa p termos voz na assembleia geral e enfim instituir as diretas! se for indireto tb tem chance de mudar as coisas. No vasco foi indiretamente q Dinamite venceu.

Moura disse...

Temos grandes nomes que podem assumir o nosso clube. O mais importante é que os mesmos demonstem este interesse e apresente Projeto para Administrar o Clube nos 3 nos de mandato. A meu ver o mais habilitado seria Virgilio Elisio. O grande problema é saber se o mesmo deixaria a CBF para assumir o ECB.Acredito que com um bom trabalho de convencimento ele ceitaria pois é notorio que trata-se de um grande tricolor.Moura

Anônimo disse...

Virgilio Elisio seria o melhor nome para presidente do ECBahia mas tão importante quanto o cargo de presidente serão o de diretor de futebol e diretor de marketing.

Unknown disse...

Entendo que Virgilio Elísio seria o nome ideal entretanto, como não acredito que abandone seu cargo na CBF, Reuby Celestino também me parece um ótimo nome.

Unknown disse...

Entendo que Virgílio Elísio seria o nome ideal entretanto,como não creio que vá abandonar o seu cargo na CBF, Reuby Celestino também me parece um excelente nome.

Anônimo disse...

Eu acho que o Bahia precisa de um nome como o de Zenildo Rodrigues, do Super Z. É um grande adminstrador que saiu da Feira de São Joaquim e hoje já incomoda muita gente grande. O Bahia precisa de uma pessoa que saiba usar muito bem as ferramentas da administração e do marketing para ajustar as contas do clube.

Saudações Tricolores

Anônimo disse...

Realmente não temos um grande nome, e por isso, acabamos confundindo ilustres torcedores com lideranças.
O Virgílio Elísio é o mais influente, possui boa circulação no meio e carrega todas as características de um político bem sucedido. Não sei se isso é bom ou ruim.
Fui aluno do professor Edmundo Pedreira Franco e sei que ele é um apaixonado pelo clube, portanto, considerando apenas o critério credibilidade, apoiaria ele.

Anônimo disse...

Pra mim, o nome para 2011 é Euclides Almeida. Arquiteto, responsável, inteligente e, principalmente, Bahia desde que nasceu!!

Bóra, Euclides, minha Porra!!

Euclides Almeida disse...

Vou dar uns pitacos:
O primeiro passo é que os nomes se apresentem, se associem (se for o caso) e comecem a participar das discussões visando as eleições de 2011. E até o momento ninguém se apresentou...
O Virgílio Elísio poderia ser um nome forte, afinal já mostrou competência: foi ele quem começou a organizar a F.B.F., organizou o calendário do futebol brasileiro, acabou com as viradas de mesa e tem influência nos bastidores da CBF...Resta saber se abandonará sua carreira...
Outros bons nomes foram citados... depende que eles se pronuciem.

Anônimo disse...

Euclides Almeida 2011! Concordo, precisamos de gente nova nesse Bahea!!!!!!!

Anônimo disse...

ghnghjmkf

FUTEBOL BAIANO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FUTEBOL BAIANO disse...

Será líder do Bahia aquele que entender que não basta ser tricolor e adorar o Bahia para comandar o clube. Que pregue a necessidade de um gerente de futebol profissionalizado e bem remunerado, o líder será aquele que entender da necessidade de um gerente administrativo e financeiro que tenha credibilidade e preferencialmente vindo da iniciativa privada, o líder será aquele que entender da necessidade de uma assessoria de imprensa de livre transito na imprensa da Bahia, o líder será aquele que delegue poderes a cada departamento do clube, o líder será aquele que tenha capacidade de unir tricolores de todos os tons do vermelho azul e branco, o líder será aquele que tenha a visão “conciliadora” para celebrar o termo de rendição de forma honrosa para os atuais dirigentes, o líder será aquele que tenha acesso aos diversos segmentos políticos do estado:

Pensando assim, não vejo um nome capaz para tanto, talvez uma dobradinha entre o professor Edmundo e o Virgílio Elísio que pelo estilo democrático podem abrir as portas para chegada de novos tricolores e entre eles apareça essa nova liderança de dentro no novo Bahia, uma coisa é certa, dos microfones da vida não surgirá!

Anônimo disse...

Dentre todos cidados, Eulides Almeida na minha opnião é o melhor. 1000% Bahia, vem fazendo um belo trabalho no site semprebahia e breve lançará um livro completo e minucioso de toda história do Glorioso Bahia.
Contribuiria certamente na Evoluçao do Bahia, sairíamos desse buraco inóspido em que encontra hoje!

Euclides Almeida 2011!!!

Anônimo disse...

Nada de Virgilio Elisio, Ricardo Chaves.... Euclides Almeida 2011, está lançada a campanha!
[]'s
Vini

Pedro Almeida disse...

Brincadeiras à parte, REALMENTE CONSIDERO O NOME DE EUCLIDES ALMEIDA como futuro Presidente do Esporte Clube Bahia.

Integridade e inteligência ele tem de sobra! Além de uma enorme capacidade de liderança, visão conciliadora (sem bajular ninguém...), sabe delegar, é humilde e, com certeza, colocará as pessoas certas, nos lugares certos!!

E nem me venham com essa tal de "experiência", pois, prefiro MIL VEZES, uma pessoa "inexperiente" bem-intencionado e dotado de valores intelectuais, morais e éticos, do que "experientes" como esses que vêm passando no nosso tricolor!

Euclides Almeida disse...

Valmir Santos, Anônimo, Silvano Rios, Vini e Pedro Cordier,

Muito obrigado pelas palavras elogiosas, mas Torcedores do Bahia de verdade e bem intencionados temos diversos... como voces (sem trocadilho)...

De qualquer forma, não tem como não ficar feliz ao ler palavras tão legais a nosso respeito.

Sei que quero ajudar o Bahia, seja resgatando sua história ou lutando por um futuro melhor, por isso virei sócio e estou participando ativamente da vida do clube a partir de agora.

Saudações Tricolores,

Anônimo disse...

Li todos os comentário e somei os votos preliminares, uma espécie de prévia:
1º - Virgílio Elísio e Euclides Almeida, 4 votos, cada;
3º - Edmundo P. Franco, 3 votos;
4º - Ricardo Chaves, Edmílson Gouveia, Reuby Celestino e Zenildo rodrigues, 1 voto.
A sugestão da discussão de nomes é ótima, precisamos amadurecer a idéia em torno desse nome.

Saudações Tricolores.

Anônimo disse...

Pra mim o mais competente para ser presidente do Bahia é o repórter MÁRCIO MARTINS.

Anônimo disse...

hamilton ressurreiçao/nasci bahia sugiro o nome de virgilio elisio para presidente e tenho certeza de que ele sabera escolher nomes para os cargos, mudara o estatuto, rompera o acordo com daniel dantas,contratarar auditoria e com apoio de todos torcedores construiremos o estadio tricolor e retomaremos a higemonia do futebol do nordeste/norte disputando titulos com os melhores clubes do pais.